Deputados aprovam projeto que restabelece Tide dos docentes como regime de trabalho

Deputados aprovam projeto que restabelece Tide dos docentes como regime de trabalho

Texto retorna ao governo para sanção pela governadora Cida Borguetti.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei (PL) nº 362/2018, de autoria do governo estadual, que altera a Lei 11.713/97, que dispõe sobre a criação da carreira do magistério público do Ensino Superior, regulamentando o Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide) como regime de trabalho aos professores das universidades estaduais.

Um dia antes a matéria recebeu emendas e retornou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), voltando para ser apreciada em regime de urgência, em segunda e terceira discussão, pelo plenário. Agora o texto retorna ao governo para sanção pela governadora Cida Borguetti.

O texto prevê que o Tide será incorporado de forma integral na aposentadoria dos docentes que tenham, no mínimo, 15 anos de vínculo com regime de dedicação exclusiva. O objetivo é otimizar a atuação do professor dentro das instituições estaduais de ensino superior (IEES) do Paraná. O projeto aprovado nesta terça-feira reitera que o Tempo Integral de Dedicação Exclusiva engloba o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que atendam demandas regionais.

Na prática, a matéria restabelece a normalidade na carreira dos professores das Instituições de Ensino Superior Paranaenses, afetadas desde 2016, quando o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em processo de uniformização de jurisprudência, entendeu que o Tide deveria ser incorporado aos proventos de aposentadoria proporcionalmente ao tempo de contribuição. Desta forma, o projeto aprovado corrige uma distorção, dirimindo as ambiguidades da lei atual, ao mesmo tempo que valoriza a atividade do professor do Ensino Superior.

A votação do projeto foi acompanhada por reitores e representantes das universidades paranaenses, além de representantes de entidades sindicais de todas as sete instituições. Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, “além de garantir o Tide dos professores como regime de trabalho, a medida valoriza a atuação docente e impulsiona o desenvolvimento científico na universidade, refletindo em políticas públicas para a sociedade regional, estadual e nacional”. O reitor ainda fez questão de destacar “que é necessário reconhecer a sensibilidade e a determinação da governadora Cida, que encaminhou um projeto de lei em torno do qual já se vinha trabalhando há mais de um ano”.

Bona também ressaltou a importância do trabalho conjunto, entre a Seti e as IEES. “Ainda no ano passado, a Seti, a partir de uma ação do então secretário João Carlos Gomes, iniciou a discussão para propor um projeto de lei que pudesse trazer algumas adequações à legislação e consolidar o entendimento de que o Tide dos docentes é regime de trabalho. As sete universidades estaduais se debruçaram na criação do PL e hoje são recompensados por todo o trabalho empenhado. Todos que participaram, estão de parabéns”, concluiu.

Representantes das universidades paranaenses participaram de inúmeras reuniões com o Governo do Estado.

Repercussão – O deputado Luiz Cláudio Romanelli, primeiro relator da matéria na CCJ da Alep, afirmou que a aprovação foi um momento histórico, valorizando o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. O parlamentar destacou a atuação dos reitores, das entidades sindicais e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) na condução dos debates que resultaram no texto final do projeto.

“Esta lei valoriza e reconhece de forma justa o docente que se dedica de forma integral, além de ser um projeto moralizador, porque estabelece um pedágio de 15 anos de exercício do Tide”, considerou o deputado, salientando a importância das IEES, enquanto produtoras de conhecimento, ciência e tecnologia.

O pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Ferras, participou amplamente dos debates que culminaram no PL nº 362/2018. Ele explicou que, para a Unicentro, o entendimento é que o Tide dos professores universitários sempre foi regime de trabalho, já nos moldes estabelecidos pela Lei nº 11713/1997, no entanto, devido a argumentos apresentados pelo TCE, tal assunto passou a ser objeto de questionamentos junto ao Tribunal de Contas e de discussões junto ao Governo do Paraná. “Ficamos muito satisfeitos de que o entendimento que temos na Unicentro vem a ser reafirmado por meio desse projeto de Lei que está sendo aprovado” destacou.

Veja aqui a íntegra do PL aprovado.

Com informações da Agência UEL de Notícias.

Deixe um comentário