Campus da Unicentro arrecada materiais para a 2ª Feira das Traças

Quem está ou passou por um curso de graduação sabe o quanto é comum acumular materiais ao longo do curso. São livros, xerox, revistas, apostilas que, na maioria das vezes, têm destino certo quando o ano termina: a gaveta. Pensando nisso, a Direção do Campus Santa Cruz da Unicentro está realizando a 2ª Feira das Traças. A arrecadação já começou segue até início de julho.

Neste ano, a Feira contará com novidades. Conforme o coordenador do projeto, Alexandre Amaral Pereira, diversas editoras do Brasil aceitaram o convite e estão participando da campanha. “A gente já teve, mais ou menos, umas 20 respostas de instituições de ensino do Brasil – do sul, centro-oeste, nordeste – falando que querem contribuir com a nossa feira”, comenta. A Feira das Traças é realizada justamente pela preocupação da Universidade, como uma instituição pública, em estar sempre mais próxima de seus alunos. Assim, arrecadação e a distribuição são maneiras de fazer a diferença no dia a dia dos acadêmicos.

Material arrecadado agora será colocado a disposição da comunidade acadêmica em agosto (Foto: Coorc)

Apesar do grande volume de materiais compartilhados na edição anterior, o diretor de Campus, professor Ademir Fanfa Ribas, diz que o sucesso não está na quantidade arrecadada e sim no conhecimento adquirido. “As pessoas que se aproveitaram disso. Então, você tem a questão ecológica, onde está reaproveitando o papel, e, você pega o cultural – onde pode reutilizar materiais que já tiveram seu objetivo principal, podendo ter um novo destino”.

E foi justamente isso que o acadêmico de Jornalismo Angelo Crystovam fez. Os materiais que não estavam sendo aproveitados por ele, ganharam destinação bem mais nobre que o baú. “Doei alguns xerox, que eu sabia que não iria utilizar e achava que alguém poderia precisar. Então, acredito que serviu para alguém”. Além de doar, Angelo também se beneficiou da primeira edição da feira bdas Traças, “Eu, por exemplo, quando passei ali, achei bastante coisa que me interessei e peguei sem pagar nada. Isso foi bem legal”.

Gibis, livros, xerox, materiais digitais, discos de vinil, apostilas e revistas podem ser depositadas pela comunidade em caixas personalizadas que estão distribuídas por todo o Campus Santa Cruz, até o início de julho. Na sequência, os materiais serão organizados e, durante todo o mês de agosto, ficarão disponíveis para retirada pelo interessados no hall de entrada da unidade universitária.