Ciclo de Palestras tem como tema “O golpe de 2016 e o futuro da democracia”

Discutir políticas públicas é importante. Afinal, decisões afetam a coletividade a todo momento e na Universidade não é diferente. Pensando em promover a reflexão sobre assuntos relacionados à atual conjuntura em que o país se encontra, professores dos Departamentos de História, Pedagogia e Comunicação promoveram o ciclo de palestras “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia”.

Um dos organizadores do evento, o professor do Departamento de Pedagogia, Alessandro de Melo, afirma que a democracia está sob ameaça. “A gente está vivendo um tempo de incertezas. Então, a qualquer momento pode vir um golpe contra a democracia e que pode afetar os direitos fundamentais do cidadãos. É um momento complicado e é preciso falar sobre isso”.

Professores e estudantes de vários cursos particiaram dos debates (Foto: Priscila Pollon)

A primeira palestra do ciclo teve com tema “O Golpe no Trabalho”, que abordou, do ponto-de-vista filosófico, o histórico das jornadas de trabalho e o não-trabalho. “Uma universidade que não pensa o momento contemporâneo, não cumpre seu papel como universidade. Tentar sair um pouquinho do senso comum ou do que a mídia geralmente traz. Desconstruir, desmistificar alguns pontos”, afirma o responsável pela conferência, professor Saulo Rodrigues de Carvalho.

Aprofundamento que, segundo o professor Rodolfo Grande Neto, do Departamento de História, motivou a organização do Ciclo de Palestras. “Poder dar uma discussão mais acadêmica do que significou todo o processo de impeachment ou golpe – como o pessoal preferir chamar – e abrir para esse debate a respeito do que significa democracia, o que significa o processo político, como ele acontece, mas também não ficar exclusivamente na pauta da superficialidade”.

O acadêmico de Pedagogia, Danilo de Oliveira Almeida, está participando do Ciclo de Palestras e diz que os debates vão ajudar na sua formação, na medida em que permitem entender a atual conjuntura política do Brasil. “Uma coisa a mais sempre vai estar engrandecendo a gente como cidadão e como aluno”. Já para a Ketlin Maria Lucht, estudante de História, estar integrada a análise política é primordial. “Seja uma opinião de direita ou de esquerda, é importante analisar os dois lados da história”.

O Ciclo de Palestras contou ainda com os debates “A face misógina do Golpe”, “A construção do Golpe na Sociedade Civil e nos Meios de Comunicação” e “Neodesenvolvimento e Neoextrativismo”.