Neddji promove mutirão de atendimentos em Candói

Neddji promove mutirão de atendimentos em Candói

A articulação entre ensino, pesquisa e extensão aponta para uma formação acadêmica atenta as demandas da sociedade. Na Unicentro, esses anseios, muitas vezes, são atendidos a partir de projetos, que buscam aproximar a Universidade da comunidade. Um deles é o Neddji, que é o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude.

No mês de maio, que marca o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a equipe do programa esteve na cidade de Candói, a 75 quilômetros de Guarapuava, para realizar um mutirão de atendimentos. “Temos ações aqui de guarda, questão de pensão alimentícia, investigação de paternidade. Tudo que trata da efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nós estamos trazendo e colocando a disposição da população candoiana”, conta o coordenador do Núcleo, Luis Antonio Saporiti.

A ação é resultado de um esforço conjunto entre a Unicentro – através do Neddji -, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Candói e do Conselho Tutelar da cidade. Uma parceria, que segundo a residente técnica do Núcleo, Jocemaria Adria Selestino, possibilitou o atendimento especializado pertinho de quem mais precisa. “É uma forma do Neddji e da Unicentro trazerem para comunidade a efetivação das políticas públicas que a gente tem o serviço para oferecer às pessoas, mas elas não têm condições de ir”.

Dez profissionais que atuam no Neddji participaram da ação. Advogados, assistentes sociais e estagiários auxiliaram a população em ações litigiosas, acordos e orientações jurídicas. Renilson Antonio Bellin acompanhou o pai durante o mutirão de atendimentos. A família veio em busca de informações para dar início a um processo de pedido de guarda. O morador de Candói elogiou a iniciativa. “Foi muito bom porque é um projeto muito bom e a gente não depende nem de procurar um advogado particular e coisa e tal. Isso aí para a comunidade é muito bom”.

Mais de quarenta atendimentos foram realizados num único dia (Foto: Coorc)

Segundo dados do próprio Neddji, em 2017, o Núcleo realizou 6.913 atendimentos. Já em 2018, entre janeiro e abril, 4.223 famílias foram atendidos. “Nós tivemos um acréscimo de ações muito grande, estamos tendo mês a mês. Os municípios envolvidos se sentem valorizados por esse trabalho que a Unicentro desempenha, que visa trazer soluções à população”, avalia Saporiti.

Soluções que, para a secretária Municipal de Assistência Social de Candói, Sabdra Kruk, refletem em maior efetivação dos direitos sociais. “A equipe do Neddji é bem competente. Eles já conseguem avançar e adiantar muitos casos que a gente do município levaria até Guarapuava. Com certeza, para o município, só vem a somar e a gente só tem a ganhar”. Percepção que é a mesma da presidente do Conselho Tutelar da cidade, Marli Mendes da Silva Faria. “As pessoas se sentem amparadas”.

Depois dos atendimentos realizados pela equipe do Neddji, as ações serão ajuizadas para que os pedidos feitos sejam analisados pelo poder judiciário. Mais de 40 atendimentos foram realizados durante a ação. E o saldo, segundo a assistente social Silvana Carneiro da Silva, não poderia ser mais positivo. “Vários casos a gente já conseguiu resolver aqui. Foram feitos quatro acordos e o que a gente não conseguiu, a gente está dando esse procedimento para frente”.

Deixe um comentário