Inscrições para Programas Institucionais de Bolsas de Extensão Universitária vão até sexta-feira (18)
Uma Universidade pública e qualidade – como a Unicentro – atua, diariamente, alicerçada em três pilares: o ensino, a pesquisa e extensão. E para incentivar a participação de estudantes em ações extensionistas, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) está com editais dois abertos, até sexta-feira (18). Um deles é o do Pibex, que é o Programa Institucional de Bolsas de Extensão, aberto a participação de qualquer aluno, regularmente matriculado, da Universidade. O outro é o Pibis, o Programa Institucional de Bolsas de Inclusão Social, voltado para os alunos que entraram na Instituição por cotas sociais ou são oriundos de escolas públicas.
“A gente sabe que tem alunos que são carentes e que a bolsa, apesar de ser um valor pequeno, acaba ajudando bastante. Eu acho que isso fortalece muito a extensão e acaba fazendo com que o aluno permaneça mais na Universidade”, reflete a diretora de Extensão da Unicentro, professora Helcya Hulse. Mas a bolsa, segundo a professora Helcya, é apenas um complemento. Para ela, os benefícios, de fato, são aqueles ligados à formação dos estudantes. “Tem também o ganho que o aluno tem em conhecimento técnico, porque ele vai exercitar o que ele aprende em sala de aula e, ao mesmo tempo, pode contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade”.
Posicionamento compartilhado pela professora Ana Lucia Suriani, do Departamento de Ciências Biológicas. A docente coordenou um projeto de extensão, recém-finalizado, que focava no combate à crises hídricas através de oficinas pedagógicas. Ela avalia a experiência como muito positiva para todos os envolvidos. “No meu ponto de vista, é algo muito importante, já que é o momento dos acadêmicos e dos professores estarem inseridos na comunidade e a comunidade se aproximar um pouco mais da Universidade”, afirma.
O estudante de Ciências Econômicas, Alcyr Campos, reafirma os benefícios de participar de um programa de extensão. “Financeiramente, a bolsa auxilia, principalmente quem vem de fora, de outra região. Apesar de eu ser de Guarapuava, eu moro no distrito. Então, eu tenho que estar me locomovendo de casa para a Universidade, e a bolsa auxilia. E por eu estar aqui na Instituição, auxilia na parte dos estudos”.
O Alcyr é bolsista pelo Pibis. Mas depois na participação em um projeto de extensão, acredita que a experiência é fundamental mesmo para quem não recebe o auxílio. “Eu recomendaria não só como bolsista, mas voluntariamente para quem quer agregar mais conhecimentos e ter experiências que contribuem para seu aprendizado é essencial”, reconhece.
As inscrições para o Pibex e para o Pibis ficam abertas até o dia 18 de maio e ocorrem de maneira similar as dos programas de Iniciação Científica. o professor – que deve ter projeto ou programas de extensão em andamento – faz sua inscrição pelo Sistema de Gestão Universitária e indica os alunos participantes. Depois, são os estudantes que submetem um Plano de Trabalho. Os Editais podem ser encontrados no site da Unicentro, na página da Proec.