Psicólogo José Carlos Zanelli ministra workshop e palestra nos campi Santa Cruz e Irati

A Unicentro recebeu o psicólogo e professor José Carlos Zanelli, do Instituto Zanelli, que é conhecido por trabalhar na área da psicologia do trabalho. O profissional passou dois dias na Instituição, onde ministrou o workshop “Pensando a vida no pós-carreira: preparação para a aposentadoria” e, também, a palestra “Fatores de risco e proteção psicossocial no trabalho.” Em uma turnê para apresentar suas duas últimas publicações, relacionadas a esses temas, o psicólogo passou pelos campi Santa Cruz, em Guarapuava, e pelo de Irati.

Todas as atividades foram voltadas para professores e agentes universitários. “A ideia de pensar um workshop sobre pré-aposentadoria para os docentes e funcionários, ficou muito vinculado ao Recursos Humanos e ao programa Redescobrir-se, do programa de pré-aposentadoria recém-criado aqui na Unicentro”, conta Claudia Regina Martins, professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Práticas sobre a Relação Homem e Trabalho (Nuhtra).

Atividades foram ministradas pelo psicólogo José Carlos Zanelli (Foto: Coorc)

Atuando na área da Psicologia do Trabalho desde a década de 1970, Zanelli afirma que, no Brasil, pouco é feito quanto a prevenção de riscos psicossociais no trabalho. O que, em sua visão, é importante ser abordado, pois o trabalho é um motivador para possíveis distúrbios. “Sempre tive uma preocupação com o quanto os psicólogos, de alguma maneira, desprezam essa área. Uma área que sempre foi motivo da minha atuação, porque eu vejo no fenômeno do trabalho o motivador e a origem de muitos distúrbios de ordem psicológica e psicossocial”, afirma.

A visita de Zanelli a Unicentro foi possível graças a uma parceria entre a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Próp-RH) e o Departamento de Psicologia (Depsi), por meio do Nuhtra, do campus de Irati. De acordo com a Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unicentro, Marcia Liane Marconato, o objetivo da Pró-RH da Universidade, com o workshop, foi ajudar os servidores da Instituição na preparação para a aposentadoria. “Nós queremos preparar o servidor para encarar esse momento de transição. A aposentadoria nada mais é do que um momento de transição do servidor; ele não vai parar, ele não vai deixar de fazer outras atividades. É um preparativo”.

A professora Claudia explica que, dentro do Nuhtra, são desenvolvidas ações para se pensar como as organizações, através do que propiciam ou não aos seus funcionários, provocam um processo que adoce. Essas ações acabam sendo a prática da teoria que foi exposta por Zanelli na palestra. “Isso vem ao encontro do que temos desenvolvido aqui na região, como notificar o que está acontecendo, para que possamos, em nível de saúde pública, ter algumas ações. E também, dentro das organizações privadas e públicas, ter ações junto aos trabalhadores, que é isso o que desenvolvemos aqui na Psicologia”.

Palestra e workshop foram realizadas em Irati e Guarapuava (Foto: Coorc)

A principal atuação do Instituto Zanelli, de acordo com o próprio psicólogo, gira em torno da do diagnóstico, intervenção e avaliação de riscos e danos psicossociais que o trabalhador pode encontrar dentro das organizações. “Essa atuação está relacionada a ocorrências como assédio moral, sexual, estresse, depressão, ansiedade e até suicídio dentro das organizações de trabalho. É por aí que nós trabalhos e temos bastante atenção com isso”, ressalta.

No campus de Irati, os estudantes do curso de Psicologia foram parte expressiva dos participantes das atividades. A aluna Laura Bora, que já tinha interesse no tema trabalhado, destaca que decidiu participar da palestra por considerar importante ouvir o que pesquisador, que é referência em Psicologia do Trabalho, tinha a dizer. “Achei que os exemplos que ele deu, de como ele lidou com os problemas da parte organizacional, foram bem interessantes, e me ajudaram a ver algumas matérias do curso que eu não dava tanta importância com outros olhos. Valeu a pena!”.