Egresso da Unicentro publica livro sobre responsabilidade social empresarial

A Universidade é um lugar para realizar experimentos e fazer questionamentos. Foi a partir de uma dessas inquietações que surgiu a pesquisa sobre a responsabilidade social empresarial das organizações brasileiras, conduzida pelo egresso do curso de Ciências Contábeis da Unicentro, Ademir Círico Junior. “No terceiro ano da graduação, eu desenvolvi um pré-projeto, prestando uma análise, por meio do balanço social, de uma empresa aqui da região de Guarapuava. E o meu estudo foi centrado, então, na elaboração do balanço social desse grupo empresarial, para demonstrar as ações de responsabilidade social e ambiental dessa empresa”, explica.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ademir chamou a atenção da Editora Novas Edições Acadêmicas, que propôs a publicação da pesquisa em formato de livro. Intitulada “Ferramentas de Evidenciação da Responsabilidade Social Empresarial”, a publicação foi lançada tanto no Brasil, como na Europa. “Eu recebi um email dessa editora e, confesso que em um primeiro momento, fiquei um pouco inseguro. Então, eu fui pesquisando, busquei uma assessoria jurídica para analisar o contrato e gostei da proposta. Achei bem gratificante porque a visibilidade é nacional e internacional. Então, o convite foi uma proposta única para mim e, acredito, tende a agregar tanto na minha vida pessoal e profissional, quanto na sociedade em geral”, comenta Ademir.

O trabalho foi orientado pela professora Stella Maris Lima Altoé, do Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro. Ela ressalta a importância do tema pesquisado. “É um tema muito importante porque envolve assuntos como a ascensão de mulheres negras a cargos de chefia, pessoas com deficiência. Enfim, faz ver que uma empresa que adquire uma imagem social positiva se torna mais atrativa, consegue vender mais a sua imagem para a sociedade”, afirma Stella.

Apesar de estar em voga, à responsabilidade social empresarial ainda não é uma realidade presente em todas as empresas. Por isso, o egresso sentiu necessidade de pesquisar o assunto. “As empresas, até para o estudo que foi desenvolvido houve várias limitações, porque elas priorizam o que? O lucro. Então, essa parte ambiental e social, muitas vezes, é deixada de lado. Eu acredito que essa pesquisa tende a contribuir para que as empresas se conscientizem e pensem também nessas questões, que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável”, avalia Ademir.

Segundo a professora Stella, o reconhecimento da pesquisa é importante não apenas para o curso de Ciências Contábeis, mas também para a Universidade. “Sempre quando um aluno tem destaque – no caso do Ademir, consegue publicar um livro -, isso é importante para a Unicentro porque mostra que as portas vão se abrindo e o aluno está conquistando um espaço. Então, eu penso que é bem importante o aluno oriundo da Instituição ele conseguir uma expansão como foi o caso da publicação”, defende.