Terceiro setor é tema de palestra promovida pelo Mestrado em Desenvolvimento Comunitário
O Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário ofertado pela Unicentro, no Campus Irati, tem como uma de suas características o diálogo com o Terceiro Setor. Por isso, a coordenação do Programa de Pós-Graduação faz questão de trazer pessoas ligadas a área, frequentemente, para conversar com os alunos.
Agora foi a vez da representante do Instituto Brasileiro de Transformação Social, Zania Maria Diório. Ela ministrou uma palestra para os mestrandos e destacou a importância das universidades se conectarem com a grupos sociais. “A academia, cada vez mais, está se associando aos outros setores da comunidade, e o Terceiro Setor pode ser um grande parceiro na execução desses projetos, dos quais ele também tem necessidade”, defende.
A professora Cristina Fujinaga, coordenadora da atividade, aponta que ações como essas possibilitam que os mestrandos tenham uma formação mais plural e dinâmica. Afinal, o próprio Programa tem proposta interdisciplinar. “Essa questão é muito importante porque no nosso Programa a gente costuma oferecer uma formação que não é só teórico, mas teórico-prático para que o aluno consiga enxergar que todo o aparato teórico que ele está aprendendo na disciplina, pode e deve ser aplicado na prática”, explica.
A docente também aponta que a força do Mestrado Interdisciplinar está justamente em ações que fortaleçam a pesquisa, mas também propiciem ao pós-graduando o contato com a realidade fora da Universidade. “O nosso programa, como é interdisciplinar e tem como foco a promoção do desenvolvimento comunitário, também tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais para atuarem no Terceiro Setor”.
O pesquisador Alcir Humberto Rodrigues, também professor do Programa, foi um dos presentes na palestra. Segundo ele, essa integração entre os setores da sociedade é algo positivo para todos os envolvidos no processo. “Um dos papéis da Universidade, como o próprio nome diz, remete ao universo. Então, faz parte da Universidade atrair pessoas de todos os segmentos da sociedade, inclusive o Terceiro Setor. Primeiramente, nós estamos pontuando o papel da Universidade, que é, justamente, estar em sintonia com a sociedade e todos os seus setores. É extremamente importante que isso aconteça. É relevante para o Programa, para os alunos e para a Unicentro”, finaliza.