Ações de conscientização marcam o Dia Mundial da Voz em Irati

É tradição. Todo 16 de abril, o Departamento de Fonoaudiologia, do Campus Irati da Unicentro, realiza ações em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Nesse ano, professores e alunos foram para o centro da cidade e promoveram uma campanha de conscientização relacionada aos cuidados com a voz. Eles também aproveitaram para informar para a comunidade sobre o funcionamento da Clínica de Fonoaudiologia da Unicentro. “Poucas poessoas sabem dos cuidados com a voz, o que é voz. E a gente tem essa possibilidade, também, de estar passando essas orientações e encaminhando, se alguém tiver problema de voz, para ser atendido na Clínica de Fonoaudiologia”, explica a professora Larissa Siqueira.

Outro ponto positivo da ação é a divulgação do curso. Segundo a chefe de Departamento, professora Ana Paula Dassie Leite, a área da Fonoaudiologia é relativamente nova. Por isso, é necessário esse diálogo com a população. “Nosso principal objetivo aqui é que as pessoas conheçam nosso curso, nosso fazer, as possibilidades de trabalho que nós temos. Hoje, é plantar uma semente para que a gente possa, ao longo do ano, receber essas pessoas lá na Unicentro para uma avaliação e tratamento médico, para as que precisarem de encaminhamento”.

Professores e alunos do curso de Fonoaudiologia que participaram de ação pelo Dia da Voz (Foto: Coorc)

Bom para a comunidade, para a Unicentro e para os alunos do curso, que têm a oportunidade de colocar em prática todo os ensinamentos de sala de aula. Para a acadêmica do terceiro de Fonoaudiologia, Poliana Nascimento, a atividade também é mais um momento de aprendizado. “É muito interessante para a gente, para a nossa formação, a gente ter mais conhecimento e conseguir ajudar mais as pessoas, porque muitos fazem perguntas que a gente não sabe responder no momento, e a gente corre atrás do professor e já sabe no próximo momento responder bem e ter ideia do que falar”.

Para a estudante Ana Carolina Keil são dois os níveis de aprendizado: o acadêmico e o pessoal. “Para mim, no sentido de eu estar mais com a comunidade, ter essa humanização, construir isso com a comunidade, mas também por conta da falta de acesso das pessoas a esse tipo de informação”. afirma.

A professora Ana Paula reitera que todos os anos, os alunos se empolgam com os resultados da atividade. “Em geral, eles gostam muito. Sempre na semana seguinte, a gente pega uma devolutiva com eles em sala de aula, e eles falam como foi interessante e enriquecedor, como futuros fonoaudiólogos, entender e conhecer os anseios da população sobre o que é a voz, sobre os cuidados com a voz, o que é a Fonoaudiologia”.

Durante toda a campanha, a população se mostrou bem interessada sobre o tema e até surpresa, já que muitos, como o aposentado Laonilton Bueno, não sabiam da gratuidade do atendimento prestado pela Clínica de Fonoaudiologia. “Tudo que há de bom será bem-vindo e quando não custa nada e é bem-vindo já é grande coisa para a população, né?”.