Unicentro participa pela primeira vez da Produshow de Pitanga

A Produshow, feira realizada desde 2006, é um dos eventos mais esperados do ano pelos moradores de Pitanga, cidade que fica a 89 quilômetros de Guarapuava. Quem passa pelo local, está em busca de informações que podem ajudar a otimizar o trabalho no campo. Por isso, de acordo com Carlos Brandalise, um dos responsáveis pela feira, a organização é sempre um desafio. “Todo ano o pessoal já aguarda esse evento. Para nós, é uma responsabilidade porque precisamos, a cada dia, fazer melhor e temos notado que a tecnologia que nós colocamos nos experimentos tem ajudado o produtor a aumentar a produtividade na lavoura”.

O evento é promovido pela empresa Producerta e, ano a ano, traz aos produtores da região as principais novidades em insumos e maquinários agrícolas. Luiz Carlos Zampier, que também faz parte da organização, conta o que os visitantes puderam conferir neste ano. “Temos aqui 73 empresas, cada uma com seu estande, e todas elas com aplicação na agricultura. Então, é um evento bem focado, onde o agricultor poder ver em cada estande as novidades, a agricultura que vai ser praticada para o ano que vem e para os outros anos, e aplicar isso na sua propriedade”, destaca.

Neste ano, a Unicentro, que tem em Pitanga uma unidade avançada, também participou do evento fazendo divulgação institucional. Quem passou pelo estande pode conhecer um pouco mais sobre os cursos e os projetos desenvolvidos em nossa Universidade. Informações que agradaram aos visitantes, como é o caso da Luana Borgio. “É muito bom porque daí as pessoas informam mais e dá mais oportunidades para a gente buscar melhor a faculdade”, diz a estudante.

Essa é a primeira vez que a Universidade leva alunos e monta estande na Produshow (Foto: Fagner Busmayer)

Além disso, acadêmicos do primeiro ano do curso de Agronomia também prestigiaram o evento. Geisson Cruz, por exemplo, aproveitou para explorar as informações de cada estande. “A gente visitou alguns estandes já, vendo as diversidades e variedades da cultura de soja e milho. Conseguimos ver a diferença de variedade para cada região, que varia com altitude, com a diferença de solo”, conta. Para ele, a feira foi uma oportunidade para trocar experiências com outros profissionais e, também, unir a prática ao conteúdo de sala de aula. “Acredito que a maior importância é a gente conseguir conciliar a nossa teoria de sala, dos conteúdos vistos, com a prática e essa troca de informações entre o profissional já formado, os engenheiros agrônomos, para conosco, os acadêmicos”, acrescenta.

Essa foi a primeira vez que a Unicentro participou da Produshow. Carlos Brandalise, da organização da feira, destacou a importância dessa aproximação com a Universidade. “Nós temos a grata satisfação de receber a Unicentro na nossa 13. edição. Isso, para nós, é muito importante porque a Unicentro é referência no estado do Paraná e, para nós, só vem a somar. Já estão convidados para participar no próximo ano também”.