Unicentro e Alac promovem ações pelo Dia Mundial da Voz em Guarapuava

Unicentro e Alac promovem ações pelo Dia Mundial da Voz em Guarapuava

Há 19 anos, o Dia da Voz é comemorado no Brasil em 16 de abril. Os objetivos da data são promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção da saúde e conscientizar quais são os sinais e os indícios de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria vida dos indivíduos. A importância da ação despertou em outros países a noção da importância da data que, em 2003, passou a ser lembrada mundialmente.

Aqui na Unicentro não é diferente. Em Guarapuava, as atividades pelo Dia Mundial da Voz 2018 foram organizadas pela Diretoria de Cultura (Dirc), em parceria com a Alac, que é a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava. Nesse ano, a celebração teve como tema “Minha Voz, Minha Vida” e as atividades ocorreram em dois dias. Foram mesas-redondas, leituras, declamações de poemas e apresentações musicais.

                                                                    Nesse ano, atividades tiveram a Alac como parceira (Foto: Dirc)                                 

“A Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava vive de parcerias e a gente está há um bom tempo já buscando um diálogo com a Universidade, propriamente com a Diretoria de Cultura. E esse evento veio a celebrar o início de uma boa caminhada. Então, nós estamos muito satisfeitos”, comenta o presidente da Alac, Cláudio Andrade.

Um dos assuntos mais abordados durante as atividades foi a importância da voz como instrumento de comunicação e que, por isso, precisa ser preservado. “Incentivo sempre todos a fazerem sempre bastante exercícios, aprendendo assim a preservação a voz”, explica a professora de canto e técnica vocal da Unicentro, Eliana Fialho.

A fonoaudióloga Larissa Siqueira afirma que os cuidados com a voz e com a saúde vocal devem ser diários. “A gente tem que ter o cuidado sempre porque a voz é o nosso instrumento, tanto de trabalho para algumas pessoas quanto de comunicação, de relação, de exposição de ideias. Então, a gente tem que cuidar desse instrumento para a vida toda”.

Um dos participantes das atividades pelo Dia Mundial da Voz, o coralista Jony Prestes, conta que ficou satisfeito com todo o aprendizado que a Semana do Dia Mundial da Voz proporcionou. “Quanto melhor está a nossa vez, melhor expressamos aquilo que queremos”, enfatiza.

Deixe um comentário