Equipe do Paraná Fala Inglês recebe visita de parceiros canadenses

A excelência no desempenho em línguas estrangeiras é fundamental para o processo de internacionalização tão almejado pelas universidades estaduais parananenses. E foi pensando nisso que, em 2014, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) lançaram o programa Paraná Fala Inglês (PFI). Com o objetivo de aprimorar as capacidades linguísticas no idioma inglês o programa conta com importantes parcerias, entre elas a SmrtEnglish, empresa canadense responsável por desenvolver os materiais online utilizados pelos alunos do PFI.

Representes da SmrtEnglish participaram de reunião com professores do PFI na Unicentro (Foto: Márcio Nei)

Agora, como forma de avaliar o desempenho desses materiais, dois representantes da empresa estiveram na Unicentro. Paulo Silva, que atua na sede da SmrtEnglish no Brasil, é um deles e lembra que a parceria com a Unicentro foi firmada em junho de 2017. Para ele, a visita é uma forma de fortalecer ainda mais a relação SmrtEnglish-Unicentro. “Nosso objetivo é fazer com que essa parceria se fortaleça e que nós possamos ajustar alguns pontos para que esse programa seja mais efetivo dentro da Universidade. Então, o objetivo é justamente esse, ouvir os professores para saber como a gente pode fazer essa parceria melhorar ainda mais”, pondera.

Quem também esteve na Unicentro para participar da reunião foi Elana Palmer, representante da SmrtEnglish em Vancouver, Canadá. Elana ressalta que esse feedback ajuda na definição de quais serão os próximos passos para a inclusão das sugestões no material didático. “Levaremos todas as informações de volta ao Canadá para que sejam documentadas, antes de tudo. Depois disso, começamos a enviá-las para cada grupo, seja a equipe de TI (Tecnologia da Informação), desenvolvimento de currículo ou equipe de treinamento”, detalha.

Elana destaca ainda a necessidade de produzir materiais que contemplem as necessidades dos alunos. “Receber esse retorno dos instrutores e coordenadores é essencial para continuarmos com nosso projeto no futuro. Todo novo material que criarmos tem que ser a partir de usuários reais e da experiência deles com a plataforma”.

Professores dos cursos ministrados em Irati participaram por videoconferência (Foto: Márcio Nei)

A SmrtEnglish é parceira das sete universidades estaduais paranaenses. Por isso, desde o ano passado, Elana e Paulo estão visitando as equipes do PFI de todas essas Instituições. A coordenadora do Paraná Fala Inglês na Unicentro, professora Neide Pinheiro, ressalta que essa aproximação é válida, tendo em vista que são os próprios professores que estão contribuindo para a melhoria do material. “Acho isso muito importante para a equipe do Paraná Fala Inglês. Ter esse contato, poder relatar as suas experiências, sugerir alguns melhoramentos no material. Eu acho que foi muito importante a vinda deles”, avalia.

Paulo destaca ainda que essas visitas estão abrindo portas para novas oportunidades, que vão além do programa Paraná Fala Inglês. “Temos conseguido identificar novas oportunidades, podemos estar conversando com a Universidade sobre programas de internacionalização, desenvolvimento de parcerias com outras instituições canadenses, que nós temos acesso e podemos abrir essas portas também”, explica.

Além dos coordenadores e instrutores do programa que atuam nos campi da Unicentro em Guarapuava, a equipe do Paraná Fala Inglês do campus de Irati também participou da reunião através de videoconferência.