Campus de Irati recebe exposição Entre Aspas

O Campus de Irati está com visitação aberta para a exposição Entre Aspas, que compõe o acervo do Museu do Holocausto de Curitiba. São fotografias de sobreviventes da shoá – palavra que define o holocausto para os judeus – acompanhadas de mensagens escritas por eles. “A gente costuma tratar não como uma única história de milhões de pessoas. Mas como milhões de histórias de diferentes pessoas. Não é uma exposição que tenha como pretensão trazer a shoá como um todo. E sim, trazer a experiência individual desses indivíduos que passaram por isso”, conta Michel Ehrlich, que veio representar o Museu, durante o lançamento da exposição.

A ideia de firmar essa parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba partiu do Centro Acadêmico de História (Cahis), do Campus de Irati, depois de uma votação foi realizada com todas as turmas do curso para definir qual seria o tema do VI Cultura e Memória – evento organizado por eles, em parceria com o Cedoc (Centro de Documentação e Memória).

Pedro Prado, representante do Cahis, explica o assunto mais lembrado foi o holocausto. “Tentamos, então, fazer os contatos com o Museu do Holocausto, de Curitiba, e eles toparam vir para cá. Eu acho que, hoje em dia, principalmente no contexto que a gente vive, que é totalmente de ódio, os próprios quadros da exposição vão dizer que essas histórias precisam ser contadas, para que gerações futuras não se esqueçam que isso aconteceu”, conta.

Junto com o lançamento da exposição Entre Aspas, o professor Michel Ehrlich ministrou, para mais de 200 pessoas, a palestra “O universalismo da shoá: transmissão do holocausto no século XXI”, aproximando o tema do holocausto da educação. “Eu falo sobre como nós pegamos esse assunto, esse tema, e transmitimos para a educação escolar, para jovens, no século XXI, no Brasil, em um outro contexto. Contexto que, na verdade, podemos ver que não é algo totalmente distante, que podemos sim, aproximar”, esclarece.

Além da exposição, shoá também foi abordada em palestra (Foto: Coorc)

A exposição e a palestra chamaram muito a atenção de quem passou para aprender um pouco mais sobre o tema. A Daiane Lima, estudante de Pedagogia, não perdeu a oportunidade de visitar a exposição. “Eu acho que o título, por ser uma coisa bem interessante, desperta a curiosidade de ouvir o que o palestrante vai dizer. Já dei uma olhadinha nas fotos e as frases são maravilhosas. Me trouxe muita curiosidade”.

Além das visitas individuais, a Divisão de Promoção Cultural do Campus de Irati convida as escolas da cidade e da região a trazerem seus alunos. “Nós marcamos um horário, para que tenha um historiador acompanhando. Dessa forma, é possível que ele ajude a mostrar e explicar o sentido da exposição. Eu espero que as escolas da nossa região possam aproveitar esse momento”, reforça a professora Alexandra Lourenço, chefe da Diproc.

A exposição Entre Aspas está montada no hall do Bloco do PDE e fica aberta para visitação até 19 de abril. A entrada é franca.