Lançado Núcleo Maria da Penha Unicentro Guarapuava

Lançado Núcleo Maria da Penha Unicentro Guarapuava

Há cinco anos, as mulheres de Guarapuava contam com uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas. Um dos objetivos do órgão é promover o enfrentamento das situações de violência doméstica. Trabalho que, ao longo do tempo, foi conquistando reconhecimento em todo o estado. E no dia da mulher, as cidadãs de Guarapuava tiveram mais um motivo para comemorar.

Isso porque dois novos serviços passaram a integrar a Rede de Apoio A Violência Contra a Mulher. O Cram (Centro de Referência no Atendimento à Mulher) e o Numape (Núcleo Maria da Penha) Unicentro Guarapuava. O objetivo, segundo a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima, é proporcionar serviços cada vez mais eficazes no atendimento às mulheres.

O Cram é um serviço especializado para atender as mulheres que têm passado por algum tipo de violência doméstica e familiar, acima dos 18 anos. Então, ali as mulheres vão contar com apoio psicológico, jurídico e social, que vai pensar nas questões de emancipação dessa mulher e em como romper com o ciclo da violência. Vamos executar e planejar com ela, a partir das vontades dela, um plano de como, aos poucos, ela vai conquistar sua autonomia, seja ela econômica ou emocional”, explica a secretária.

O Numape Unicentro Guarapuava também foi uma das novidades apresentadas na comemoração. O projeto de extensão, ligado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste, está se integrando à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do município. “Nós vamos trabalhar através de dois eixos. O primeiro, é o atendimento individual de mulheres que vivem em situação de violência. Elas serão atendidas pela área do direito, da psicologia e do serviço social. O segundo eixo é a prevenção. Então, nós desenvolvemos diversas atividades na cidade – palestras, oficinas, rodas de conversa – com grupos e pessoas diferentes e também com profissionais que atuam com relação à violência contra a mulher”, detalha a coordenadora do Numape Unicentro Guarapuava, professora Angela Maria Moura Costa.

Cerimônia de lançamento foi realizada no Paço Municipal (Foto: Acioli Caldas)

A cerimônia de lançamento do Numape e do Cram foi realizada no Paço Municipal como uma das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, é importante que, cada vez mais, o município desenvolva ações que visem a valorização das mulheres na sociedade. “São várias iniciativas que têm sido adotadas, fortalecidas, e que têm como objetivo central o mesmo, que é essa linha de empoderamento, de valorização e de fortalecimento da mulher. Sempre voltado para a emancipação, seja emancipação psicológica ou emancipação financeira”, reforça.

Para a Universidade, unir forças com o município é uma maneira de expandir seus projetos e atuar de forma direta com a comunidade. “São duas entidades que devem atuar em favor da sociedade, para o bem da sociedade. E na medida em que as entidades unem os seus esforços, essa atuação se torna ainda mais qualificada, potencializa o seu alcance. Essa atuação conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e da Unicentro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Universidade Sem Fronteiras, atinge esse objetivo sem dúvida nenhuma”, comenta o reitor Aldo Nelson Bona.

O Cram e o Numape Unicentro Guarapuava irão funcionar juntamente à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, unificando os três serviços no mesmo espaço para um atendimento mais eficaz.

Deixe um comentário