Lançado Núcleo Maria da Penha Unicentro Guarapuava

Há cinco anos, as mulheres de Guarapuava contam com uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas. Um dos objetivos do órgão é promover o enfrentamento das situações de violência doméstica. Trabalho que, ao longo do tempo, foi conquistando reconhecimento em todo o estado. E no dia da mulher, as cidadãs de Guarapuava tiveram mais um motivo para comemorar.

Isso porque dois novos serviços passaram a integrar a Rede de Apoio A Violência Contra a Mulher. O Cram (Centro de Referência no Atendimento à Mulher) e o Numape (Núcleo Maria da Penha) Unicentro Guarapuava. O objetivo, segundo a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima, é proporcionar serviços cada vez mais eficazes no atendimento às mulheres.

O Cram é um serviço especializado para atender as mulheres que têm passado por algum tipo de violência doméstica e familiar, acima dos 18 anos. Então, ali as mulheres vão contar com apoio psicológico, jurídico e social, que vai pensar nas questões de emancipação dessa mulher e em como romper com o ciclo da violência. Vamos executar e planejar com ela, a partir das vontades dela, um plano de como, aos poucos, ela vai conquistar sua autonomia, seja ela econômica ou emocional”, explica a secretária.

O Numape Unicentro Guarapuava também foi uma das novidades apresentadas na comemoração. O projeto de extensão, ligado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste, está se integrando à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do município. “Nós vamos trabalhar através de dois eixos. O primeiro, é o atendimento individual de mulheres que vivem em situação de violência. Elas serão atendidas pela área do direito, da psicologia e do serviço social. O segundo eixo é a prevenção. Então, nós desenvolvemos diversas atividades na cidade – palestras, oficinas, rodas de conversa – com grupos e pessoas diferentes e também com profissionais que atuam com relação à violência contra a mulher”, detalha a coordenadora do Numape Unicentro Guarapuava, professora Angela Maria Moura Costa.

Cerimônia de lançamento foi realizada no Paço Municipal (Foto: Acioli Caldas)

A cerimônia de lançamento do Numape e do Cram foi realizada no Paço Municipal como uma das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, é importante que, cada vez mais, o município desenvolva ações que visem a valorização das mulheres na sociedade. “São várias iniciativas que têm sido adotadas, fortalecidas, e que têm como objetivo central o mesmo, que é essa linha de empoderamento, de valorização e de fortalecimento da mulher. Sempre voltado para a emancipação, seja emancipação psicológica ou emancipação financeira”, reforça.

Para a Universidade, unir forças com o município é uma maneira de expandir seus projetos e atuar de forma direta com a comunidade. “São duas entidades que devem atuar em favor da sociedade, para o bem da sociedade. E na medida em que as entidades unem os seus esforços, essa atuação se torna ainda mais qualificada, potencializa o seu alcance. Essa atuação conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e da Unicentro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Universidade Sem Fronteiras, atinge esse objetivo sem dúvida nenhuma”, comenta o reitor Aldo Nelson Bona.

O Cram e o Numape Unicentro Guarapuava irão funcionar juntamente à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, unificando os três serviços no mesmo espaço para um atendimento mais eficaz.