Unicentro e Deakin University, da Austrália, assinam Termo de Cooperação Científica

Buscando estreitar relações, promover parcerias e possibilidades de internacionalização, representantes da Deakin University, da Austrália, visitaram a Unicentro em Guarapuava. A comitiva esteve no Campus Santa Cruz participando de uma reunião com o reitor Aldo Nelson Bona e com representantes do Escritório de Relações Internacionais (ERI) daUniversidade. Na ocasião, foi assinado o chamado Memorando de Entendimento, que é um documento que estabelece relações de cooperação entre as duas instituições, como explica o diretor de Relações Internacionais da Unicentro, professor Claudio Melo. “É uma formalização de uma disposição entre as duas universidades para cooperar cientificamente. Ele é uma sinalização da vontade institucional e abre portas para que ações efetivas de cooperação ocorram”.

Cooperação foi firmada entre o reitor da Unicentro e o pró-reitor de Relações Internacionais da Deakin University (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Entre as atividades que devem ser desenvolvidas conjuntamente está um projeto de pesquisa sobre os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola. Por esse motivo, a comitiva australiana, durante a estadia na Unicentro, esteve também no Campus Cedeteg onde se reuniu com professores e alunos do Departamento de Agronomia (Deagro). O professor Sidnei Osmar Jadoski ressalta que a oportunidade de contato pessoal aproximou, ainda mais, os pesquisadores da Deakin e da Unicentro. “O principal objetivo é discutir as metodologias para que nós possamos elaborar um projeto aqui no estado do Paraná com foco em mudanças climáticas e seus impactos na agricultura e, consequentemente, na economia e possíveis estratégias para corrigir os problemas, considerando as mudanças e os novos cenários até o ano de 2050”, detalha.

A relação entre a Unicentro e a Deakin University vem se solidificando graças a um memorando de entendimento entre o Paraná e o estado australiano de Victoria. É exemplo de ação conjunta promovida pelas universidades o intercâmbio do acadêmico da Unicentro Lauro Ribas, do Departamento de Agronomia, que está realizando um doutorado-sanduíche na Deakin. Além disso, os professores Aldo Nelson Bona e Claudio Melo estiveram na Deakin durante missão às universidades Australianas, organizada pela Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), em outubro de 2017.

A soma destas ações fez com que nós trabalhássemos um entendimento na Deakin, de receber aqui uma delegação da Universidade, que viesse para discutir a criação de projetos estratégicos para ações em conjunto mais institucionais, que vão além de uma ação pessoal de um pesquisador. Temos uma perspectiva de cooperação institucional voltada ao desenvolvimento regional e esta visita, agora, é o primeiro passo para construção desta ação”, avalia o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.

Na Unicentro, comitiva australiana também participou de reunião no Departamento de Agronomia (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Após a visita da delegação australiana novas possibilidades passam a ser vislumbradas e trabalhadas. O pró-reitor de Relações Internacionais da Deakin University, John Neylon Molony, destaca que as reuniões na Unicentro foram produtivas e que ter um doutorando da nossa Universidade na Austrália foi um excelente início de parceria. “Queremos ver muito mais intercâmbios de estudantes entre as duas universidades, e também queremos realizar projetos de pesquisa comuns. Ambos somos fortes e achamos que podemos nos fortalecer ainda mais ao longo da colaboração”, acredita.

Com 43 anos de história, a Deakin University conta com 60 mil alunos, dos quais 10 mil são estrangeiros. Mais uma evidencia da relevância da parceria firmada pela Unicentro. “A Austrália é um país que impressiona pela força das suas universidades. São instituições de ensino superior e de pesquisa consolidadas, muito fortes e, certamente, nós temos muito a crescer e a ganhar com esta aproximação e com a possibilidade de desenvolvimento de projetos em conjunto”, enfatiza Aldo Nelson Bona.