Unicentro está com inscrições abertas para oito cursos de especialização

A pós-graduação é hoje um dos elementos fundamentais na construção de um bom currículo. E para quem está pensando em dar continuidade à formação profissional, a Unicentro está com inscrições abertas para oito cursos de especialização. No campus Santa Cruz são seis ofertas: Famílias e Práticas Profissionais; MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças; MBA em Gestão Estratégica e Marketing de Negócios; Gestão Contábil, Auditoria e Perícia; MBA em Gestão Econômica e Financeira de Negócios; e Perspectivas Decoloniais e Educação. Outros dois cursos concentram-se em campis avançados da Unicentro: MBA em Gestão Estratégica e Marketing de Negócios, em Prudentópolis; e Gestão Agroindustrial, em Chopinzinho.

Inscrições terminam na sexta (23) e aulas têm início em março

Os cursos são ofertados na modalidade presencial e cada uma das especializações conta com 40 vagas, que podem ser preenchidas pelos mais diversos públicos, como explica o professor Cleverson Fernando Salache, coordenador do MBA em Gestão Estratégica e Marketing de Negócios. “Os perfis dos alunos são os mais variados possíveis, são alunos que querem se posicionar bem no mercado, alunos que já atuam dentro das suas empresas, já tem uma formação consolidada. É também voltado para pessoas que querem uma nova colocação no mercado de trabalho. Então, a gente tem um público bem dinâmico”, ressalta.

Dos oito cursos oferecidos para esse primeiro semestre pela Unicentro, sete já formaram alunos. A novidade esse ano ficou por conta da especialização em Perspectivas Decoloniais e Educação que está na primeira oferta. O professor Alessandro de Melo, coordenador do curso, ressalta que entre os objetivos da pós-graduação está rever, do ponto de vista epistemológico e político, a concepção eurocêntrica da História. E o professor garante que no Brasil ainda há poucos lugares que estudam essa perspectiva. “Há um vácuo porque, na América Latina, está muito forte esse movimento, mas no Brasil tem poucos lugares que estudam isso. Então, é uma especialização realmente diferenciada”, avalia.

O curso de Gestão Contábil, Auditoria e Perícia, coordenado pelo professor Jeferson Lozeckyi, também aposta no diferencial para conquistar alunos. “A gente vê cursos ofertados por aí que têm uma disciplina de auditoria e uma disciplina de perícia. No nosso caso não. A especialização trata da parte de ferramentas de gestão, gestão de recursos, de orçamento, análise, várias disciplinas de auditoria e várias disciplinas de perícia contábil”, explica.

No curso Famílias e Práticas Profissionais serão abordados temas relacionados ao direito das crianças, adolescentes e idosos, além de questões de gênero e políticas sociais. A coordenadora da especialização, professora Maria Fatima Balestrin, ressalta a diversidade de disciplinas ofertadas. “Por se tratar de práticas com famílias, as disciplinas do curso abrangem diferentes temas. Por isso, a especialização apresenta uma variedade de disciplinas”, reitera.

São muitas opções destinadas aos mais diversos tipos de profissionais. O curso de Gestão Agroindustrial, por exemplo, é voltado ao agronegócio e a expectativa do professor Ari Schwans, coordenador da especialização, é contemplar os profissionais da própria região. “Considerando que na nossa região grande parte da economia é focada no agronegócio, esperamos ter uma boa adesão ao curso”, salienta.

São oito cursos, seis em Guarapuava, um em Prudentópolis, e uma em Chopinzinho

E para aqueles que se interessam por atividades de gestão de organizações uma boa opção é o MBA em Gestão Econômica e Financeira de Negócios, coordenado pelo professor Léo Raifur. O curso tem por objetivo oferecer ao aluno densa formação na área econômica, contábil e financeira. “De forma geral, discutimos em escopo abrangente sobre operações financeiras que ocorrem nas organizações ou, muitas vezes, até na vida pessoal, a composição do mercado financeiro de capitais e como se pode captar ou investir nele”, detalha Léo.

Os interessados podem realizar a matrícula até o dia 23 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Unicentro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para egressos da nossa universidade e de R$ 100,00 para graduados em outras instituições de ensino superior. O investimento por aluno varia conforme o curso, podendo ser parcelado em 24, 18 ou 12 vezes.

As especializações têm duração de 12 ou 13 meses para realização das disciplinas, além de mais seis meses para confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. As aulas têm início na segunda quinzena de março.