UVPR promove aula inaugural de seu primeiro curso

UVPR promove aula inaugural de seu primeiro curso

A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) realizou na última segunda-feira (5), no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, a aula inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem mais de 1,6 mil alunos matriculados em todas as regiões do Estado, que puderam acompanhar a atividade, por videoconferência nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde a graduação será ofertada. A aula inaugural foi ministrada pelo analista de ciência e tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de Brasília, Weslei Oki Aguiar e teve como tema a “Amplitude da atuação dos servidores públicos na sociedade”.

A Universidade Virtual do Paraná tem o objetivo de ampliar a oferta e o acesso à educação, incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no uso da tecnologia digital de informação e comunicação, sobretudo, no interior do Estado. Para isso, conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio de seis universidades estaduais do Paraná, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e do Detran/PR.

Aula Inaugural, realizada no Palácio do Iguaçu, pode ser acompanhada também, via web, nos polos

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor João Carlos Gomes, a iniciativa tem como proposta central oferecer formação de qualidade para os funcionários públicos paranaenses. “O Governo investe em ações que possibilitem o aprimoramento profissional. Com isso, temos o retorno na melhoria do serviço público prestado”, afirma.

Apesar da participação de todas as instituições de ensino superior estaduais paranaenses, esse primeiro curso da UVPR tem coordenação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Segundo o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a universidade contribuirá para aprofundar os conhecimentos na área de gestão pública dos próprios funcionários públicos. “A Unicentro, no papel de coordenadora do curso, tem responsabilidade de contribuir para a qualidade da educação a distância no Paraná e proporcionar excelência na formação dos servidores”, defende.
A graduação terá duração de dois anos e conta com 1.980 horas. A primeira disciplina – Introdução a EaD – já teve início na terça-feira (6). Nesse primeiro semestre, os estudantes terão acesso a nove disciplinas ministradas por docentes da Unicentro, UEM (Universidade Estadual de Maringá), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Ao concluir o curso, os estudantes obterão o título de Tecnólogos em Gestão Pública.

“O escopo de alunos é bastante amplo, desde prefeitos, vereadores, servidores do Judiciário e bancários, de cidades grandes e pequenas”, relata a professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Unicentro.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, avalia como fundamental o investimento na capacitação dos servidores estaduais. “O serviço público só tem a ganhar quando capacita seus servidores e o Governo tem investido na oferta de bons cursos de graduação e pós-graduação”.
A Aula Inaugural teve a participação do secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; do presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; de coordenadores de polos de EaD e de alunos de Curitiba e região metropolitana.

* com informações da Assessoria de Comunicação da Seti

Deixe uma resposta