Matrículas para calouros Unicentro 2018 têm início na próxima quarta (24)

Os aprovados no Vestibular e no Programa de Avaliação Continuada (PAC) para os cursos de graduação – bacharelados e licenciaturas – ofertados pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) em seus campi universitários de Guarapuava (Santa Cruz e Cedeteg) e de Irati e, também, nas unidades avançadas (Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis) devem atentar para os editais de matrícula.“Afinal, os aprovados nos processos seletivos só têm as vagas garantidas se efetivarem a matrícula, apresentando os documentos exigidos, nas datas e horários pré-estabelecidos e divulgados em Edital no site da Universidade”, pondera a diretora Acadêmica, Taís Dalmaz.

As matrículas dos aprovados no Vestibular e no PAC ocorrerão nos dias 24 e 25, nos períodos da manhã e da tarde, nos períodos da manhã (9h às 11h) e da tarde (14h às 16h). “Porém, para não haver tumulto e filas, nós sempre escalonamos a entrega dos documentos por cursos. Assim, todos podem ser bem atendidos e tirar as dúvidas necessárias, já que é uma nova fase na vida estudantil”, frisa Taís. Por isso, é preciso consultar os editais (Vestibular e PAC) com antecedência. Afinal, como reitera a diretora Acadêmica, “o aprovado para o curso de Jornalismo, por exemplo, que as matrículas estão marcadas para a tarde de quarta, não podem se apresentar na manhã do mesmo dia. Do mesmo modo, se ele deixar para a quinta-feira, já terá perdido a vaga”. Já nos campi avançados o processo de matrículas foi concentrado na noite de quarta-feira (24), das 18h às 20h.

Sisu

As matrículas para os ingressantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ocorre de forma um pouco diferente. Isso porque, inicialmente, todos os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que pleiteiam uma vaga em curso superior devem se inscrever no Sisu, através do site do MEC (Ministério da Educação), até a próxima sexta-feira (26). Para isso, os candidatos devem informar o número de inscrição e também a senha do Enem. Na sequência, no dia 29, o MEC divulga a lista dos aprovados por instituição de ensino superior – a Unicentro entre elas – e curso. As matrículas, para estudantes selecionados via Sisu, ocorrem entrem os dias 5 e 7 de fevereiro, conforme cronograma pré-estabelecido pelo próprio Ministério.

Porém, alerta a diretora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto, os aprovados para a Unicentro devem estar atentos ao cronograma próprio de matrícula da Universidade que, assim como para o Vestibular e o PAC, tem escalonamento de horários e períodos também de acordo com o curso. “O Edital será publicado, tão logo o MEC divulgue o resultado final em primeira chamada do Sisu, no site da Unicentro, na página do Programa. É importante lembrar, também, que os candidatos, necessariamente, devem fazer a inscrição pessoalmente”, explica Maria.