Mestrandas da Unicentro cursam disciplina em doutorado na Universidad Nacional de Jujuy

Em mais uma ação de reforço da parceria com a Universidad Nacional de Jujuy (UNJu), na Argentina, duas alunas do Mestrado em Letras da Unicentro participaram de atividades no Doutorado de Ciências Sociais. Juliana Pereira e Marcia Volani assistiram as aulas da disciplina “Leitura e Escrita Doutoral”.

“Foi bem interessante porque a gente percebeu as diferenças de como trabalhamos a metodologia aqui. Eles trabalham a fundamentação teórica de uma forma dupla. Então, foi bem interessante ver a maneira como eles percebem essa questão de teorias que contribuem nos trabalhos”, destaca Juliana.

O intercâmbio das mestrandas é resultado do excelente relacionamento que a Unicentro e a Universidad de Jujuy  desenvolveram ao longo dos últimos sete anos. Marcia e Juliana foram apresentadas à possibilidade de fazer o intercâmbio pelo professor Marcio Fernandes, professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador institucional da Red Zicosur Universitario, que possibilitou a aproximação entre Unicentro e UNJu.

São exemplos das ações conjuntas realizadas pelas instituições nesse ano a ida de dois professores da Unicentro para Jujuy – Ariane Pereira e Marcio Fernandes, ambos do Departamento de Comunicação Social -, para ministrar aulas no Mestrado em Ciências Sociais; e a vinda das professoras Vanesa Orellana e Patricia Pizarro, que participaram de várias ações de internacional em cursos de graduação e pós-graduação, nos campi de Guarapuava e Irati da Unicentro.

Para Juliana e Marcia a oportunidade foi única. “Eu me formei Português/Espanhol. Então, tive um contato com a língua e a cultura nativa. Foi uma experiência ímpar, não tenho palavras para descrever o quão bom foi ter ido estudar lá”, assegura Juliana. Já Marcia destaca a experiência multicultural. “Nós ficamos hospedadas na residência universitária e lá nós conhecemos outros estudante do Peru, Bolívia, da Hungria e da Colômbia, então foi uma experiência muito rica. Até hoje nós continuamos conversando com eles pelas redes sociais e trocando dicas de estudo”, revela.

E essa parece ter sido a primeira de muitas viagens. Afinal, as acadêmicas já vislumbram novas possibilidades. “A professora que ministrou a disciplina não é de Jujuy, ela é de Tucumã, que é uma cidade próxima, e ela nos ofereceu a oportunidade de estudarmos alguma disciplina lá. Então, foi interessante que a gente ampliou as possibilidades não só com Jujuy, mas também com outras cidades”, detalha Juliana.