Parceria entre Unicentro e Universidade de Silésia, na Polônia, é abordada em mesa-redonda

A Unicentro, através do Núcleo de Estudos Eslavos (Nees), firmou mais uma parceria internacional. Dessa vez, com a Universidade de Silésia, da Polônia. E a aproximação entre as instituições já começou a render frutos. Exemplo disso é a realização de mobilidade pela estudante Silvana Przybyzeszki, aluna do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário e do curso de polonês da Unicentro, que passou um mês na Instituição Polonesa. Lá, ela participou de um curso de verão. Experiência que ela avalia como “muito rica”, principalmente do ponto de vista cultural. “Ter a possibilidade dessa imersão na cultura polonesa foi uma oportunidade muito boa. Conheci mais sobre as minhas próprias origens e sobre esse país que tem uma história muito importante e que vale a pena ser estudada”, comenta a estudante.

A Universidade de Silésia cobra para que alunos estrangeiros participem de seus cursos de verão. Mas, por conta do convênio entre a Instituição e a Unicentro, Silvana pode estudar sem precisar pagar. Como contrapartida, nossa Universidade também vai abrir as portas para os alunos poloneses que quiserem estudar aqui, como conta a professora do Centro de Línguas, Sonia Eliane Niewiadomski, que também já esteve na Universidade polonesa. “Estabelecemos que tanto os alunos nossos quando forem para lá e quando os de lá vierem para cá não terão custos com os estudos. As universidades polonesas costumeiramente cobram de alunos estrangeiros e a gente rompeu com isso”, explica.

Além dos alunos dos cursos de polonês, o público também era formado por estudantes da língua de Mallet e Prudentópolis (Foto: Raphael Gierez)

Sônia também reitera a importância dos alunos participarem de projetos de mobilidade, principalmente para os descendentes de poloneses, já que, assim, podem perceber a transformação cultural por que passa o país de seus antepassados. “Os descendentes de polacos, que amam a cultura polonesa, levam até um choque quando chegam lá e olham que a cultura se modificou, não é mais a cultura que seus avós transmitiram”, avalia.

Para o próximo ano, serão ofertadas mais três bolsas para cursos de verão na Universidade de Silésia. “O estudante que vai a Polônia não, necessariamente, precisa ser aluno da graduação ou da pós-graduação da Unicentro. Ele pode ser um membro da comunidade, mas que está matriculado em um dos cursos do Centro de Línguas ou do Núcleo de Estudos Eslavos”, conta a professora Marileia Gartner, coordenadora do Nees, sobre quais são os pré-requisitos para concorrer a uma das vagas.

Segundo a professora Marileia, as ações de internacionalização têm reflexos positivos para todos os envolvidos no processo. “Práticas como essa promovem o desenvolvimento tanto das atividades de ensino quanto de pesquisa e extensão. Então, é muito importante para o estudante e para a própria Universidade. Nós estamos bem contentes mesmo com os resultados”.