Serviço Social da Unicentro é o segundo melhor do Paraná

O Ministério da Educação (MEC) divulgou dois dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior, referentes as avaliações do ano de 2016 – o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Nove cursos da Unicentro foram avaliados, entre eles, o de Serviço Social que obteve dois conceitos quatro, um no Enade e outro no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, o IDD.

Em 2017, o Departamento de Serviço Social promoveu uma Semana de Estudos para discutir a atuação do profissional na conjuntura atual (Foto: Marina Alves)

O curso de Serviço Social é ofertado no campus Santa Cruz, em Guarapuava, e está sob a coordenação da professora Solange Fiuza. A docente destaca que o bom resultado alcançado beneficia acadêmicos e egressos. “Ficamos muito satisfeitos em função de que isso é resultado de um trabalho que a gente vem desempenhando. Para os alunos traz um novo ânimo e para os egressos representa um diferencial no mercado de trabalho”, ressalta.

A professora Andressa Kolody é presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Serviço Social. Esse órgão, que faz parte da estrutura de todos os departamentos pedagógicos, tem função consultiva e é um dos grandes responsáveis pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do curso. Segundo Andressa, mais do que isso, o NDE contribui significativamente para os conceitos alcançados pelo curso. “Esse trabalho tem relação direta com o alcance de uma boa avaliação porque os professores que compõe o NDE vão discutir permanentemente e avaliar as disciplinas e os eixos estruturantes que fazem parte das diretrizes do curso”, explica.

Da esquerda para direita, professoras Andressa Kolody, presidente do NDE; Solange Fiuza, chefe de Departamento; e a vice-chefe, Maria Fatima Balestrin Foto: Marina Alves)

Outros fatores que, na opinião da Chefe de Departamento, contribuíram para o conceito quatro alcançado foram os investimentos nos campos de estágio e a realização de eventos acadêmicos, como a Semana de Serviço Social. “Nós temos, hoje, 32 campos de estágio consolidados em convênio com a Unicentro, tendo em vista que a profissão é de natureza interventiva, então é necessário os alunos estarem inseridos nesses campos de intervenção. E”, detalha Solange Fiuza. Aliado a esses fatores, em 2015, o curso implantou uma nova grade curricular tendo em vista as novas demandas da profissão.

Egresso do curso de Serviço Social, Vagner Padilha Silveira foi um dos alunos que participou das provas do Enade em novembro de 2016. Ele acredita que a boa avaliação alcançada contribui, especialmente, para o reconhecimento do curso no mercado de trabalho. “Ser conceito quatro na avaliação do Enade acaba contribuindo para o currículo. É satisfatório você saber que fez parte de um curso que atingiu um conceito bom, um conceito significante e a partir do empenho, não só dos professores, mas de alunos e de um todo, na verdade”, declara.

Mas muito mais que um momento de comemoração, a conquista do conceito quatro também traz à tona importantes reflexões, como destaca a professora Andressa Kolody. “O reconhecimento é sempre muito importante porque alimenta o próprio trabalho da equipe que tem, exaustivamente, se desdobrado pela implementação do projeto crítico de formação no Serviço Social. Mas também é um momento para gente refletir, porque existe uma série de limitações, hoje, que estão afetando, de forma direta, os cursos na universidade pública e, então, nós ficamos até aqui pensativos nas possibilidades que teríamos se existissem condições ainda melhores”, pondera.

Dos 23 cursos de Serviço Social avaliados no Paraná, a graduação da Unicentro foi eleita a segunda melhor do estado.