Unicentro e UNJu, da Argentina, ampliam parcerias na área de pós-graduação

A Unicentro, ano a ano, vem ampliando suas ações de internacionalização, seja na pesquisa, no ensino ou na extensão. Entre as instituições de ensino superior estrangeiras parceiras da nossa Instituição está a Universidad Nacional de Jujuy, a UNJu, da Argentina. Há quase uma década as duas universidades se aproximaram, a partir de ações da Rede Zicosur Universitário, e, desde então, as atividades conjuntas, cada vez mais, foram se estreitando.

Reunião com vice-diretor do Campus de Irati, professores e funcionários marcou fim da passagem da pró-reitora argentina pela Unicentro (Foto: Raphael Gierez)

Atualmente, essa parceria é mais efetiva entre os docentes do doutorado em Ciências Sociais da UNJu e os professores do grupo de pesquisas Conversas Latinas em Comunicação, ligado ao Departamento de Comunicação Social da Unicentro. A intenção agora é que outras áreas também se aproximem. Por isso, a Unicentro recebeu a coordenadora de Pós-Graduação da UNJu, professora Patricia Del Carmen Luna Pizarro. “O interesse da minha Universidade é ampliar essas áreas, não ficar apenas nas ciências sociais, expandir a oferta para a áreas de Engenharia, de Administração, entre outras. E, assim, desenvolver cada vez mais projetos de pesquisa entre as duas universidades”, relata.

Durante os dias em que esteve na Unicentro, Patricia visitou os três campi universitários da Instituição – os dois de Guarapuava, o Cedeteg e o Santa Cruz, e o de Irati. Ela elogiou a estrutura da Unicentro e enalteceu, principalmente, o nível de formação dos professores. “Quase toda planta docente da Universidade tem doutorado. Acho fantástico essa política de Educação aplicada na Unicentro”.

Na visão da professora argentina, ações entre universidades de países vizinhos são muito importantes. Ela defende que as parcerias, chamadas de sul-sul, fortalecem as instituições de ensino superior da América Latina. “A gente tem que se comunicar mais, unir-se mais para poder aumentar esse vínculo e a única forma de fazer isso é conhecendo as realidades das distintas universidades”, explica.

Para o vice-diretor do campus de Irati da Unicentro, professor Erivelton Fontana de Laat, a visita da professora Patrícia foi muito importante, já que possibilitou compartilhar experiências e traçar estratégias de aproximação. “Deu para observar que vários contatos já foram estreitados, visando a participação de docentes, principalmente, aqui da Unicentro nos programas de pós-graduação de Jujuy. Só por isso já valeria a visita. Mas também pudemos passar para ela, aqui, o conceito dos cursos com interdisciplinaridade, no caso, o Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, além de outras especifidades da nossa pós-graduação”.