Semana de Estudos de Administração discute empreendedorismo

O planejamento e a execução de negócios inovadores é essencial para o desenvolvimento do país e, nesse mesmo sentido, as universidades têm incentivado uma educação empreendedora. Na Unicentro, por exemplo. O curso de Administração do campus Santa Cruz promoveu uma Semana de Estudos com foco voltado a discutir o empreendedorismo. Para a coordenadora geral do evento, professora Julie Cristini Dias, a temática tem se popularizado cada vez mais. Por isso, merece atenção especial. “O que justificou a escolha desse tema é também a quantidade de recursos que nós temos a respeito do empreendedorismo, nós temos professores que já estão mais atualizados em seus conhecimentos sobre a área e nós também temos muitos exemplos em nossa cidade que ilustram o empreendedorismo”, explica.

César Rissete, gerente do Sebrae Paraná ministrou a palestra de abertura, destacando o tema inovação (Foto: Coorc)

O evento contou com palestras, oficinas, workshops, apresentações de trabalhos científicos e sessões de bate-papo com empreendedores da cidade. A palestra de abertura ficou por conta do gerente do Sebrae no Paraná, César Rissete. O profissional destacou que, entre os estados brasileiros, o Paraná é o segundo melhor ambiente para se empreender. “A gente tem avançado. No Paraná, existe toda uma política ligando o governo do Estado e as federações empresariais e a gente tem alguns avanços: salas de atendimento ao empreendedor nas cidades, pontos de atendimento nas Associações Comerciais e nas Instituições, temos as cooperativas de crédito, as garantidoras de crédito que são um diferencial no Paraná e que faz com que o estado tenha um destaque a nível nacional”.

A fim de facilitar as discussões, o tema central da Semana de Estudos foi dividido em quatro subtemas: a relevância do empreendedorismo, empreendedorismo feminino, empreendedorismo regional e egressos empreendedores. “O nosso evento tem um sentido inspirador. Queremos inspirar nossos alunos a mudar um pouco o perfil e quem sabe, futuramente, estar aí empreendendo em algum negócio”, destaca a coordenadora geral do evento.

Comportamento esse que já vendo sendo observado e avaliado pelos estudantes. “Nós notamos que a cidade está passando por um período de muita carência no âmbito de emprego. E, talvez, criar o próprio negócio é uma das soluções para essa crise”, avalia a acadêmica Amanda Neves. Ela acredita, assim, que o evento vai auxiliar na hora de colocar em prática o que foi aprendido na sala de aula. “Esses momentos do ano em que a gente sai da sala de aula e coloca em prática as teorias, tudo o que a gente aprende, são extremamente importantes. Principalmente, no caso do empreendedorismo”, destaca.

Empresários e empreendedores de Guarapuava foram convidados a relatar suas experiências inovadoras (Foto: Coorc)

Para o gerente do Sebrae, César Rissete, ainda há desafios a serem superados para que o estado e o próprio país se tornem mais inovadores, e esse caminho começa pela aproximação entre as universidades e o setor empresarial. “Se nós queremos de fato ter um país inovador, que dê oportunidade para as pessoas, cada vez mais as universidades têm sim que ter um contato muito próximo com a sociedade empresarial. E a Semana de Administração, ao trazer empresários para dentro da Universidade, caminha nessa direção”, ressalta César.

Além de propiciar o debate, o objetivo do evento é ter efeitos na rotina do curso, como conta a professora Julie. “Nós temos uma carga horária dedicada a disciplina de empreendedorismo. No entanto, questões contemporâneas ficam extremamente sucintas em sala de aula. Então, nós tentamos adaptar essas temáticas contemporâneas dentro da programação do evento”. Aliado a isso, a meta é incentivar um maior número de trabalhos de Conclusão de Curso voltados a planos de negócios.