Encontro de Extensionistas reúne bolsistas, voluntários e coordenadores de 380 projetos

A Siepe, que é a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro, agrega diversas atividades em um único evento. Uma delas, foi o Encontro dos Extensionistas, que reuniu acadêmicos, bolsistas e coordenadores de projetos de extensão da nossa Universidade. Durante um dia todo, eles puderam interagir e trocar experiências.

Divididos em grupos, extensionistas trocaram experiências sobre as atividades desenvolvidas dentro de cada projeto (Foto: Coorc)

“O objetivo do Encontro dos Extensionistas é a gente fazer essa integração com os nossos bolsistas e voluntários, de modo que a gente possa aprimorar um pouco mais o conceito de Extensão, que é a proposta deste ano. Enfim, estamos trabalhando os fundamentos extensionistas, para que ele entenda o que é extensão de fato”, explica a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Elaine Maria dos Santos.

Luana Bortoluzzi é estudante do curso de Farmácia e extensionista em um projeto voltado à atenção da saúde da população de Guarapuava. Ela atende, principalmente, idosos e crianças em acompanhamento pela Clínica de Nutrição da Universidade. Esses pacientes são encaminhadas para a Farmácia-Escola para fazer a dosagem sanguínea de glicose, colesterol e triglicerídeos. Para ela, participar de um projeto de extensão traz benefícios tanto para a comunidade quanto para os estudantes. “Eu me interessei porque é um maior contato com as pessoas e, principalmente, porque eu aprendo e eles aprendem junto. É uma troca de conhecimentos”, conta.

Já a Cristiane Kohler, aluna do curso de Pedagogia, faz parte de um projeto que analisa a base curricular do município, visando a formação continuada dos professores da região. Ela vê na Extensão, uma oportunidade de levar o conhecimento adquirido na graduação para além das salas de aula. “A Extensão é algo que vem a somar, é algo a mais que vem um pouco fora da graduação”.

Atividades buscaram a descontração e a integração (Foto: Coorc)

Além dos acadêmicos, o evento também contou com a participação dos coordenadores de projetos extensionistas. Um deles é o professor Jackson Kawakami, do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos. Para ele, o Encontro de Extensionistas, além de ser uma oportunidade para conhecer o trabalho de outros projetos, abre a possibilidade de realização de trabalhos conjuntos. “Eu acho que isso é muito importante porque, muitas vezes, nós, mesmo dentro da Universidade, não temos conhecimento de todos os projetos que estão em desenvolvimento na Instituição. E, muitas vezes, nós podemos criar sinergismo entre os projetos”, defende.

Atualmente, a Unicentro conta com 380 projetos extensionistas em andamento. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, isso comprova que a nossa Universidade está cada vez mais próxima da comunidade e cumprindo com excelência o seu papel social. “As pessoas reconhecem o potencial que a Extensão tem, a contribuição que ela proporciona e a gente tem observado que há uma verticalização na Extensão com projetos bastante significativos, estudantes bastante envolvidos e isso, para a gente, é um resultado bastante positivo também”, comemora.