Evolução dos direitos das mulheres é tema de palestra integrante da Siepe, em Irati

“Direitos Humanos: dialongando com a diversidade”. Esse foi o tema central da V Siepe, que é a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro. Ao longo de toda a semana passada a temática foi debatida a partir de diferentes perspectivas. Uma delas, em específico, chamou a atenção do público – tanto estudantes, quanto professores e funcionários – do Campus Irati: a palestra a “Evolução dos direitos das mulheres”.

Ministrada pela advogada e professora Sílvia Turra Grechinski, a conferência contou com mediação da docente Paula Grechinski, do Departamento de Turismo. Paula conta que a inclusão dos direitos das mulheres foi um pedido dos próprios alunos. “Todos têm interesse em ampliar o seu conhecimento sobre direitos humanos, direito da mulher. Enfim, essa programação veio a contribuir para a Siepe ser ainda mais plural”.

A palestra “Evolução dos direitos das mulheres” foi ministrada pela professora Sílvia Turra Grechinski (Foto: Coorc)

A fala de Silvia foi construída buscando fazer uma linha do tempo entre a construção do que hoje se entende por direitos humanos e como a mulher, ao longo do tempo, foi sendo inserida nessa perspectiva e conquistando direitos de todos os tipos – sociais, políticos, econômicos. “Como o tema da Semana é de direitos humanos, a gente pensou numa evolução no direito das mulheres dentro da perspectiva dos direitos humanos. Então, focando na questão da igualdade, priorizando a questão das conquistas legislativas e sociais”, conta Silvia.

Essa análise dos direitos das mulheres, numa perspectiva de igualdade entre os gêneros, fez com que o espaço dedicado para a atividade ficasse cheio de ouvintes. E o que mais chamou a atenção da professora Sílvia foi a participação e a integração de estudantes e professores de áreas distintas. “A gente tinha, pelo menos, os acadêmicos de cinco cursos diferentes ouvindo uma professora de uma outra área, que é o Direito. Então, foi uma experiência bem legal”.

Uma das alunas presentes na palestra foi a Arieli Przybisz, do primeiro ano do curso de Fonoaudiologia. A estudante gostou do que viu e ouviu. “Tem bastante assunto legal. Vale a pena o pessoal participar bastante. Tem assuntos que estão sendo muito debatidos ultimamente. Vale a pena estar participando. Estou achando muito legal”, afirma.