Interdisciplinaridade é foco central do 1. Encontro de Nanociências e Biociências

Promover a discussão e a integração entre acadêmicos e pós-graduandos foi o objetivo do 1. Encontro em Nanociências e Biociências da Unicentro. O evento foi realizado no campus Cedeteg e apresentou aos participantes as linhas de pesquisas, que são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e da inovação no país. “Esse primeiro Encontro em Nanociências e Biociências tem como intenção, também, fazer com que os pesquisadores dessas temáticas, que é interdisciplinar – envolvendo as Ciências Exatas, as Ciências da Saúde e a Ciência da Computação – possam, realmente, se integrar”, contou o professor Najeh Maissar Khalil, coordenador do evento.

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas áreas acompanharam as discussões (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Ele explica que a interação possibilitará o estabelecimento de novas parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. “Acadêmicos da Saúde, às vezes, não conhecem muito bem a área de Exatas ou de Ciências da Computação. Com essas palestras, nós estamos tentando demonstrar as possibilidades, por exemplo, do desenvolvimento de um software na área de saúde, integrando tanto acadêmicos quanto pesquisadores de diferentes áreas”.

A primeira edição do Encontro contou com mais de cem participantes, vindos de diferentes áreas do conhecimento tanto da nossa Universidade quanto de outras instituições. Uma delas foi a acadêmica Geovana dos Santos, que está no quarto ano do curso de Farmácia na Unicentro. Ela quis participar para conhecer um pouco mais sobre os temas abordados. “Nanotecnologia é um assunto superatual. Com certeza, é o futuro da Farmácia – aliás, não só da Farmácia, mas também outros segmentos. Nós, como futuros farmacêuticos, temos que estar a par de tudo, de todos os assuntos atuais e futuros”, afirmou.

Uma das palestras do evento foi ministrada pela pesquisadora Soraia Zaioncz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordou a aplicação da nanotecnologia pelo setor de energia. “A nanotecnologia, realmente, veio para ajudar no caso da energia, em eficiência, em rendimento, em qualidade. Então, é uma coisa nova, mas que já está sendo superusada para conseguir produtos melhores e materiais cada vez melhores”, explicou.

Encontro contou com palestrantes de outras instituições e também da Unicentro, como o professor Daniel (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A experiência da primeira edição do Encontro foi positiva. Por isso, de acordo com o professor Najeh, já é possível pensar em uma nova programação para atividades futuras. “Nós planejamos, possivelmente, para o ano que vem, um segundo Encontro. Houve um grande envolvimento de acadêmicos e professores em termos de perguntas, discussões e possibilidades. Nós já percebemos que o objetivo está sendo alcançado e nós percebemos, também, que muitos professores estavam conversando após as palestras, vendo as possibilidades de parcerias. Então, o objetivo da interdisciplinaridade e da integração de toda essa comunidade que veio participar hoje, a princípio está ocorrendo”, avaliou.