Finalistas do Fuca se apresentam na noite dessa sexta-feira (29)

O Festival Universitário da Canção chega, na noite de hoje, a final de sua sétima edição. Nas duas primeiras audições, na quarta (27) e na quinta (28), 38 candidatos (foram registradas duas ausências) subiram ao palco do Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz na etapa classificatória do Fuca. Hoje, os dez melhores de cada categoria – Interpretação e Composição – tem as notas zeradas e voltam a se apresentar, disputando os primeiros lugares e também os prêmios do Festival.

O Jean Cosa abriu as apresentações na categoria Composição na segunda noite do Fuca. Ele compôs a música “Proposta” e trouxe a banda de metais Ícone para acompanhá-lo em segunda participação no Festival. “A nossa apresentação como tem um fator diferencial que são os metais, a gente fica um pouco mais que ansioso, porque dá medo de você tocar mais forte o metal do que a voz do cantor. Agora começa a expectativa pelo resultado. Vamos ficar aqui esperando, para ver as outras banda e torcer”, comentou o jovem.

Outra banda que também buscava uma vaga na final é a Playground, liderada pelo Thiago Caldas, compositor da música “Mundo Novo”. “Fizemos o que a gente ensaiou e esperamos tocar novamente amanhã”, torcia logo depois da apresentação.

E a torcida não era somente entre os cantores. Na plateia também teve muita gente que compareceu para prestigiar amigos, parentes ou só para curtir muita música boa. A professora Stela Pilati Cordeiro, por exemplo, fez questão de assistir à filha e ao sobrinho, Maurício Pilatti. Foi a primeira vez que ela veio ao Fuca e adorou a proposta do Festival. “ Viemos para prestigiar e estamos curtindo bastante”, contou.

Dione de Lima volta a se apresentar nessa sexta (Foto: Coorc)

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o Fuca tem cumprido seu papel, crescendo em público e em qualidade a cada ano. “Estou muito contente, muito feliz de ver o Auditório lotado, mais uma vez; ver que as pessoas estão acompanhando também pelo Facebook; que estão assistindo ao vivo pelo Youtube. Isso mostra o sucesso desta sétima edição do Festival”.

Todas as apresentações do Fuca são transmitidas ao vivo pela internet, através do site do Festival. Quem quiser, também pode acompanhar a transmissão pelo Facebook. É também pelas redes sociais que uma novidade está movimentando ainda mais o Festival. É porque neste ano foi lançado um concurso cultural, onde as pessoas podem postar fotos em seus perfis do Facebook ou do Instagram com as hastags: #Fuca2017 e #EunoFuca. A publicação que tiver mais curtidas e compartilhamentos vai ganhar um prêmio que será divulgado hoje, durante a final.

Classificados

Assim que as apresentações acabaram, os jurados entregaram as notas de todos os candidatos – que foram computadas junto com as notas atribuídas na quarta-feira – para que os finalistas fossem divulgados. Ficaram aptos a se apresentar na final, os dez melhores colocados em cada categoria de acordo com os critérios do júri.

Proposta, com a banca Ícone, é uma das dez composições finalistas (Banda Fuca)

Na Composição, os classificados foram: (clique nos links e confira as apresentações dos finalistas nas noites classificatórias)

Ariel Rodrigues Gomes – “O estranho de mim mesma”

Carlos Magno Vidal e Pedro – “Primos”

Ícone (Jean Cosa) – “Proposta”

Lucas Santos Carmo Cabral – “Ensaios Fotográficos”

Luis Gustavo Cordeiro – “A mar”

Morloch (Giovani Somer) – “Abismo”

Nas canelas de Josué (Gabriel Regiani) – “Janelas da Alma”

PJ32 (Johann Kinape) – “Caminhos”

Thiago Juraski – “Deserto”

4 Ases (Erivelson Ortiz) – “Cansei”

Edson Souza Júnior é um dos finalistas do Fuca 2017 na categoria Interpretação (Foto: Coorc)

Na Interpretação os classificados foram:

Dioni Eric Oliveira de Lima – “Como nossos pais”

Edson Souza Júnior – “One Last Breath”

Enrique Ráez – “A mi manera”

Erick dos Santos – “O lugar”

Felipe Staciaki da Luz – “The Scientist”

Hellen Cruz – “Escrito nas Estrelas”

Ketlin Lucht – “Wicked Game”

Noeli Almeida – “Sinais de Fogo”

Odinei Ramos – ” Ausência”

Wyllian Neves Miranda – “Numb”

Participando pela primeira vez do Fuca, Gabriel Regiani é o compositor de “Janelas da Alma”, uma das finalistas, interpretada pela banda Nas Canelas de Josué. Para o jovem estudante de Geografia, a oportunidade de cantar na final do Fuca é um presente que ele quer dividir com a plateia. “É um sentimento sem igual. Uma coisa fora de sério. Para mim, é uma realidade totalmente diferente, porque acho que foi o palco que eu subi que tinha mais plateia, e eu não fiquei nervoso. Eu só tenho a agradecer o pessoal da Unicentro pela oportunidade e a minha banda também. A todos que me apoiaram até aqui na minha trajetória curta na música”, comemorou o finalista.

Os finalistas, como Noeli Almeida, voltam a ser apresentar hoje (29), a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini (Foto: Coorc)

Já a Hellen Priscila Cruz tem experiência em finais de Fuca. Apesar de ter sido a segunda colocada no ano passado, ela não estava otimista antes da divulgação dos finalistas. “Eu sou uma pessoa bem pessimista, nunca penso que vou ganhar nada. Eu me surpreendi! Mas, no fundo, a gente espera sempre conseguir. Agora, vamos ver como vai ser a final”.

Assim como nas noites de classificação, as apresentações da final começam às 19h, no Auditório Francisco Contini. As portas do Campus Santa Cruz estão abertas à toda a comunidade e não há cobrança de ingressos. A divulgação dos vencedores será feita logo após as apresentações terminarem. Os cinco melhores de cada categoria levam para casa troféus, e os três candidatos mais bem classificados ainda recebem 2 mil, mil e quinhentos reais. Há também o prêmio conferido pelo voto da galera, que vale quinhentos reais.