Primeira noite classificatória do Fuca foi marcada por novidades

A emoção ocupou todos os espaços do auditório Franscisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro, na noite de abertura do Festival Universitário da Canção que, nesse ano, chega a sua sétima edição. No total, foram 19 apresentações, dez na categoria Interpretação e 9 na Composição. A plateia reagiu animadas e apoiou cada um dos candidatos.

A primeira a se apresentar foi Camila da Silva, acadêmica do mestrado em Desenvolvimento Comunitário, que voltou a participar do Fuca depois de cinco anos. Ela contagiou a plateia com a interpretação Believe, da cantora Cher. “Eu escolhi essa canção porque eu sempre gostei muito das músicas da década de 1980 e 1990 – eu sou uma pessoa bem oitentista. E a música da Cher é bem na época em quem eu nasci. Além disso, pelo estilo dela ser uma música bem animada, e principalmente porque trata de uma mulher que acabou um relacionamento e deu a volta por cima. A canção foi escolhida para contagiar o público e para animar o pessoal”, contou empolgada.

Hellen Cruz empolgou com “Escrito nas estrelas” (Foto: Coorc)

Já a categoria composição teve início com “Vida Noturna”, de autoria de Nilson Jorge Santos, que cantou acompanhado da banda Des Das Seis. A letra da música avisava: “a festa já começou! Que noite maravilhosa!”. “Eu escrevi essa letra pensando, justamente, na diversão e na vida noturna que, geralmente, é levada pelos músicos, que levam a arte por aí, Brasil afora e isso aí também no mundo inteiro. Mas o verdadeiro sentido de dizer isso, é contar uma história na minha letra onde tivesse um início, a letra conta sobre alguém que chega em uma festa e curte essa vida noturna”, explicou Nilson.

O objetivo do Fuca é dar a oportunidade aos jovens artistas apresentarem o seu talento. “Nós queremos levar cultura musical a toda a sociedade. E aí, toda sociedade engloba quem faz música e também quem gosta de música, aquele que não canta, mas que gosta de assistir”, compartilhou o coordenador do Festival Universitário da Canção, Danny Jessé Nascimento.

Outra candidata da noite foi Evelize Damiani, que interpretou a música “Voa liberdade”. Para ela, cantar no palco do Fuca é motivo de muita alegria, principalmente, pela interação com a plateia. “Fiquei nervosa no primeiro momento, mas eu gostei, eu senti uma energia muito positiva do público”.

Hoje são mais 20 apresentações (Foto: Coorc)

Nessa sexta, outros vinte candidatos subirão ao palco. E nas duas noites os critérios de avaliação são os mesmos. Letra, arranjo, instrumentação, interpretação e melodia, para a categoria Composição. E qualidade vocal, percepção rítmica, concepção da obra, nível de dificuldade da canção, performance e presença de palco para a modalidade Interpretação.

Com base nesses critérios, a gente lança as notas de zero a dez. Então, no final, ao computarem as notas, é possível saber quem são os dez candidatos com melhor pontuação em cada categoria. São esses critérios mesmo que acabam credenciando a pessoa para a final”, discorreu um dos cinco membros do juri, Aurélio Bona Júnior.

E quem veio assistir ao festival teve muitas surpresas. Uma delas, foi um Quiz com perguntas organizado para relembrar momentos dos Festivais anteriores e, ainda premiar o público. Mas as inovações não param por aí. A plateia pode conhecer um pouco mais sobre a vida de cada participante por meio de um telão instalado no auditório, que exibiu vídeos sobre os candidatos entre os intervalos das apresentações.

A estudante de serviço social Elis Costa veio, pela primeira vez, assistir ao Festival e se surpreendeu com a qualidade dos candidatos. “A Universidade abre as portas para que as pessoas possam apresentar a música delas para que todos possam ver”.

Hoje, mais uma vez, as apresentações têm início às 19h, no Auditório Francisco Contini, que fica no Campus Santa Cruz. Vale lembra que a entrada é gratuita. E quem assistir as apresentações também pode participar de um concurso cultural, postando fotos do Festival no Facebook e no Instagran com as #Fuca2017 e #eunoFuca. A foto com mais curtidas e compartilhamentos vai ganhar um prêmio especial na noite da Final do Fuca 2017.

Já quem não está em Guarapuava pode acompanhar o Festival Universitário da Canção pela internet.

Hoje (28), ao final das apresentações, serão conhecidos os dez finalistas de cada categoria, que voltam a se apresentar amanhã (29), na noite última noite do Fuca 2017.