Moradia Estudantil está em novo endereço

Entrar para a universidade é um momento de alegria. Mas, para alguns estudantes, essa nova fase pode ser complicada. Principalmente, quando isso representa estar longe da família e ter alguns gastos adicionais. E é pensando nessa situação que o Programa de Moradia Estudantil da Unicentro foi criado, visando oferecer apoio aos estudantes um ambiente que facilita a dedicação à vida acadêmica e permanência no ensino superior.

Instalada, inicialmente, como um projeto piloto, agora, a Moradia Estudantil entra em nova fase, com a mudança de endereço. “A casa é bem mais confortável que a anterior. Uma casa mais segura, também. Então, representa um carinho que a gente tem para que elas tenham uma boa moradia”, conta o coordenador do Setor de Assistência Estudantil, Marcos Pelegrina.

A moradia é destinada aos estudantes que, comprovadamente, não têm condições financeiras para se manter na universidade. Por enquanto, a instituição oferece moradia apenas para estudantes do sexo feminino. Uma das integrantes do grupo de dez meninas que moram na casa é a estudante Elessandra Amaral, do curso de Jornalismo. “Quando eu vim para cá, eu fiz a inscrição para a Moradia Estudantil no mesmo dia em que eu fiz a inscrição da faculdade. Aí, eu fiquei esperando um período. Enquanto isso, eu morava em outra casa que para mim estava ficando bem apertado as condições financeiras. Ser chamada para morar aqui foi um alívio”, relata.

A nova moradia estudantil foi recém constrúida, é de alvenaria e tem espaços mais amplos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O Programa de Moradia Estudantil da Unicentro foi implantado na instituição no ano passado. “O sucesso deste esforço da Universidade depende muito do que as nossas estudantes e moradoras conseguem construir em termos de convivência, modelos de gestão. Na medida em que as coisas derem certo, a demanda vai ser crescente e a necessidade da Universidade de continuar buscando soluções para isso vai aumentar cada vez mais”, avalia o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.

No dia da mudança para a nova casa, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, estava em Guarapuava e acompanhou a inauguração do espaço. Para ele, o programa da Unicentro é modelo para outras instituições, já que mesmo com poucos recursos consegue atender de maneira adequada e com o máximo de responsabilidade as moradoras. “O projeto que é implementado aqui é um projeto que pode ser ampliado até em campus de outras instituições que não têm ainda a estrutura física da casa do estudante, ou seja, providenciar um local onde os alunos podem um grupo maior ou menor em torno de dez a doze, como é o caso dessa casa onde os alunos podem usufruir desta opção que a Universidade está permitindo”, pondera.

2 Comentários

• Na minha opinião deveria ter auxílio também para pessoas do sexo masculino, assim como uma porcentagem a minorias como LGBTs, negros, indígenas etc.

Wesley
  • Prezado Wesley: Obrigado pela sugestão vamos pensar para próximos editais. Em relação novas moradias, vamos lançar o edital em breve para Irati. A masculina é próxima a ser lançada. Também trabalhamos para conseguir recursos ainda esse ano para construção da moradia mista no Cedeteg e Irati. Dessa forma, contemplando todos os alunos dos campus de Guarapuava e Irati. Prof. Pelegrina

Marcos Pelegrina