Curso de Nutrição organiza I Encontro de Pesquisa

A nutrição é uma profissão relativamente recente. Tem apenas 50 anos. Para comemorar a data em que se comemora o Dia do Nutricionista, 31 de agosto, o Departamento organizou uma atividade para lembrar as conquistas alcançadas durante o período e, também, comemorar. A ação congregou alunos dos quatro anos do curso da Unicentro e também os professores. O objetivo, conta a vice-chefe do Departamento de Nutrição (Denut), professora Adriana Masiero Kuhl, foi propiciar a divulgação dos resultados das pesquisas de doutorado de três docentes do Denut. “Os professores que recentemente terminaram o doutorado, eles vem trazer para os alunos esse feedback do que eles desenvolveram durante esse tempo em que eles ficaram afastados”.

Acadêmicos do curso de Nutrição e profissionais da área participaram do Encontro de Pesquisa (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Além dos acadêmicos, profissionais já formados pela Universidade vieram prestigiar a tarde de palestras. Para a nutricionista Daniella Taborda, participar das palestras é uma oportunidade de estar informada sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no meio acadêmico e que são de extrema importância para a prática profissional. “Para mim, que sou profissional na área da saúde há treze anos aqui no município de Guarapuava, eu acho super importante porque vai contribuir como uma experiência nova o ato delas compartilharem conosco as pesquisas para que nós possamos aplicar no dia a dia. Nós precisamos estar nos atualizando e eu acho muito importante que isso continue sempre”.

Uma das palestrantes do evento foi a professora Marcela Komechen Brecailo. A docente do Departamento de Nutrição abordou a pesquisa que desenvolveu no doutorado, intitulada “Experiências de mulheres com o aleitamento materno”. “Eu fiz a minha tese em Sociologia, sobre a experiência de mulheres com o aleitamento materno. Então, hoje, eu trago um pouco dos resultados sobre como essas mulheres conseguem administrar a rotina de cuidar de uma criança, com o aleitamento materno e com algumas outras demandas do dia a dia. Vou falar também do Setor da Saúde que impõe algumas regras, algumas normas para o bom cuidado da criança, também da dinâmica familiar e social. Então, como essas mães estão, na prática, dando conta dessas questões no cuidado e alimentação das crianças”, explica.

Outra pesquisa de doutorado apresentada durante o encontro foi a desenvolvida pela professora Angelica Rocha de Freitas Melhem, intitulada “Evolução e fatores associados ao ângulo de fase em pacientes com pancreatite alcoólica”. Para a pesquisadora, esse momento permite com que as docentes possam partilhar os resultados alcançados com as pesquisas de modo a colaborar com a formação acadêmica dos estudantes. “Partiu da curiosidade deles de quererem saber o que a gente estudou, porque quando a gente faz mestrado e doutorado é muito específico e a disciplina em sala de aula é mais geral. Então, às vezes, acaba nem entrando no âmbito das nossas pesquisas na disciplina”.

A professora Priscila Negrão de Moura e mais duas docentes do Departamento relataram os resultados de suas pesquisas de doutorado (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A última pesquisa relatada foi a da professora Priscila Negrão de Moura, que tem como título “Suplementação de prebiótico na prevenção de manifestações alérgicas”. De acordo com a docente, o I Encontro de Pesquisa em Nutrição é uma forma de valorizar a profissão, ao demonstrar para os acadêmicos a importância do profissional no âmbito social. “Esse tipo de evento é importante para valorizar os profissionais que estudam, têm conhecimento nas diferentes áreas. E isso é fundamental nos dias de hoje, que está banalizado o estudo. Então, a gente precisa motivar esses jovens, esse futuro para que eles estudem bastante porque vale a pena, porque é bonito, porque a gente ainda pode salvar o mundo de alguma forma”.

Para a vice-diretora do campus Cedeteg, professora Adriana Knob, a divulgação das teses das professoras pode ser vista como um mecanismo para despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e também para promover a ampliação do conhecimento. “É um momento importante para essas pesquisas serem divulgadas a fim de promover um maior conhecimento por parte da comunidade acadêmica, em especial do curso de Nutrição, e estimular os alunos também a ingressarem nos programas de Iniciação Científica que são conduzidos por esses pesquisadores”.