Crianças das escolas municipais de Guarapuava participam do Encontro da Arte Folclórica

As lendas e a cultura popular estiveram em destaque durante o Encontro de Arte Folclórica da Unicentro. E nesse ano, mais uma vez, a programação teve espaço exclusivo para as crianças que vieram de seis escolas do município para, entre as cores e o brilho do folclore, aprender e também ensinar. Maria Fernanda, por exemplo, gostou da experiência. “A gente pode aproveitar a cultura um do outro, do branco, indígena, do negro, do africano, de todo mundo. Dá para gente aproveitar e, assim, fazer uma grande festa como está sendo hoje”, conta a aluna do 5º ano.

A professora Jessica Christiane Batista, trouxe duas turmas para o palco do Auditório Francisco Contini. “Nós trabalhamos a cultura de um povo, as vivências, aquilo que, durante o tempo, vai se passando. Então, hoje complementou o conteúdo da sala com essa tarde do folclore”, explica.As apresentações artísticas dos alunos focaram no folclore e nas lendas da nossa região. Assim, teve espaço para a cultura indígena, para as cantigas juninas, para os cantos populares e para as danças típicas do estado do Paraná.

Para a diretora da Escola Municipal Benedita dos Santos, Ingrid Spitzner Justino, há um aprendizado nesse tipo de programação que fica bem evidente. “Nós notamos que as crianças ficaram mais atentas, elas ficaram mais espertas, e elas tentam valorizar. Eu acho que é a valorização mesmo, o respeito da nossa cultura, essa é a palavra-chave”. Afinal, conhecer é o primeiro passo para valorizar e preservar. É por isso que a Unicentro, há trinta anos, realiza o Encontro de Arte Folclórica e, ano a ano, incentiva e valoriza a participação das crianças como integrantes da programação, que destaca a cultura regional. “O nosso Estado do Paraná, que é rico, a nossa Guarapuava que tem tantas etnias representados. Por que não mostrar isso ao público, essa riqueza maravilhosa?”, finaliza Elizabete Lustoza, agente universitária da Diretoria de Cultura da Unicentro.