Grupo Vesselka lota Auditório Francisco Contini no Encontro da Arte Folclórica

O Encontro da Arte Folclórica é um dos grandes eventos promovidos, anualmente, pela Diretoria de Cultura da Unicentro. Neste ano, em sua 30ª edição, a programação teve também a participação da Faculdade Guairacá. No total, foram quatro noites de apresentações culturais no auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz, com muita dança, música, e diversidade cultural.

Entre as danças, se apresentaram grupos de idosos, indígenas, gaúchos, italianos, poloneses, ucranianos, entre outras atrações, que fizeram com que o público participasse em grande número em todas as noites. “São 30 anos de Encontro da Arte Folclórica, vários grupos participando e a Unicentro proporcionando isso a sociedade de Guarapuava, é muito importante”, comentou a agente universitária Elizabete Lustosa, uma das responsáveis pela organização do evento.

Um dos destaques deste 30º Encontro da Arte Folclórica foi a apresentação do grupo folclórico ucraniano Vesselka. O grupo é um dos principais do Brasil de preservação da cultura ucraniana e está comemorando 60 anos. A comemoração foi mais um dos motivos para promover a apresentação na Unicentro, que foi aprovada pela plateia que lotou o Auditório Francisco Contini. “Muito interessante a cultura do pessoal. Muito bacana mesmo”, comentou Felipe Socoloski. “Eu, por ser mais visual, particularmente estou gostando, achando bem diferente”, declarou a estudante Karmiliany Bassani.

A apresentação empolgou a plateia durante 90 minutos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A mistura de cores, coreografias, figurino e passos acrobáticos, atraiu o público que acompanhou os mais de 90 minutos de apresentação com muito entusiasmo. No fim, toda a plateia aplaudiu em pé os 96 integrantes do grupo, que retribuíram com sorrisos e acenos todo o reconhecimento da plateia. “Com certeza a gente passou um pouquinho do que é a cultura ucraniana, os nossos costumes trazidos pelos nossos imigrantes. Acho que o nosso gás é esse povo aplaudindo do início ao fim”, reconheceu o presidente do Vesselka, Emerson Luiz Scharang.

“É uma satisfação muito boa, porque é uma gratificação para todo o esforço que a gente tem durante todo o ano. As vezes, a gente vê crianças dançando do lado tentando imitar, gente aplaudindo de pé. Tudo isso é muito gratificante para a gente por recompensar todo esse esforço que a gente tem”, comentou a integrante do grupo Laísa Kryvyi Gresele, que é também uma das professoras do infanto-juvenil.

Fazem parte do Vesselka tanto crianças como adultos. Os ensaios são divididos por faixas etárias e são feitos em alguns dias das semanas para as crianças e jovens e aos finais de semana para os adultos. Todos os 96 artistas são voluntários e participam das apresentações por amor à dança e à cultura ucraniana.

Público lotou o Auditório Francisco Contini (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A apresentação do Vesselka foi a que encerrou as danças folclóricas no evento. Ela foi muito comemorada pelo público e uma forma de disseminar ainda mais a programação que acontece ano a ano. “A vinda do Vesselka aqui foi uma homenagem aos 30 anos do Encontro do Folclore promovido pela nossa Universidade desde a época da FAFIG (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava). Trazendo este grupo para se apresentar aqui, tendo a casa lotada no encerramento do Encontro da Arte Folclórica deste ano, sem dúvida é uma grande noite”, enfatizou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.