Programa Entredocentes completa dois anos

Uma universidade empenhada em desenvolver estratégias para a inserção de novos profissionais no âmbito acadêmico e na formação continuada de docentes. Esses são os objetivos do Programa Entredocentes da Unicentro, que desenvolve ações voltadas para a adaptação de professores recém chegados à instituição e para o desenvolvimento das atividades educacionais.

Em comemoração ao aniversário de dois anos do Programa, um evento foi organizado para apresentar aos membros da comunidade universitária todas as ações promovidas durante o período. “Nós estamos promovendo este evento para comemorar o segundo ano de existência do Entredocentes, que é um Programa de formação continuada de professores da Unicentro. O objetivo da é equipe fazer uma avaliação das atividades dos projetos que a gente desenvolveu de agosto de 2015 até agora”, explicou a coordenadora do Programa Entredocentes professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos.

A coordenadora do Programa Entredocentes professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O evento contou com a participação de docentes da Unicentro, como a professora Renata Marino, do Departamento de Farmácia, do Campus Cedeteg. Para ela, a proposta do Programa de acolher os novos professores e mostrar todo o funcionamento da Universidade é muito válido. Ela também acredita que a oferta de cursos de formação continuada traz resultados satisfatórios para a comunidade universitária. “Tem sido ofertados cursos voltados para a nossa formação de uma maneira geral. Quem vem dos cursos de bacharelado não tem formação na área pedagógica e eu acredito que isso vem contribuir com essa deficiência que a gente tem na nossa própria formação”, explica.

Os investimentos da Universidade em capacitação para os docentes tem apresentado resultados positivos tanto para a qualidade do ensino quanto para a interação entre professores. “A preocupação na área de Recursos Humanos, na área de gestão de pessoas, é cada vez mais investir nessas pessoas. Este é o objetivo desta área de recursos humanos dentro da instituição, mostrar a importância das pessoas e buscar cada vez mais o desenvolvimento institucional a partir do desenvolvimento das pessoas”, elucidou Robson Paulo Ferraz, que é pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro .

A formação continuada dos professores do ensino superior é o foco principal do Entredocentes (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Marcos Ventura, as ações desenvolvidas pelo Programa Entredocentes vem contribuindo com a qualificação dos professores, no que se refere ao trabalho em sala de aula. “Nós temos percebido um envolvimento maior dos professores, o que, de fato, vem contribuindo para que a gente possa ter uma maior aproximação do professor com os estudantes dentro da sala de aula. Muitas vezes, os professores têm uma alta qualificação, mas nem sempre tem esse preparo da docência, para o ensino superior – principalmente, os professores dos cursos de bacharelado. As ações são bastante importante e têm valorizado muito a docência na instituição”.