Núcleo de Educação a Distância abre edital para oferta de novos cursos na modalidade

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead), está com um edital aberto. Com caráter de processo interno, ele é um chamamento aos professores que tenham um projeto para a oferta de cursos na modalidade a distância ou para o desenvolvimento de instrumentos digitais para o ensino. O convênio é uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Um dos objetivos da ação é aumentar as possibilidades de cursos de graduação, de especialização e também de extensão ofertados à distância pela Unicentro. “Fazer uma seleção para que nós, em outubro, possamos submeter à aprovação da UAB e da Capes para que tenhamos a oferta desses cursos. O segundo objetivo é o de fomentar, mesmo internamente, a proposição de uma articulação entre o ensino à distância e o ensino presencial. Ou seja, como que a EAD pode apoiar os professores do seu ensino presencial em suas práticas, buscando formatos de novos, que atendam a demanda pela flexibilização curricular”, complementa a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead Unicentro.

O Edital contempla quatro linhas. A primeira, chamada de A, é voltada para a oferta de cursos de graduação, especialização e tecnólogo, que vão passar por duas comissões, uma interna, do Nead, e uma externa, via Capes, que é a agência que financiará os cursos. Os cursos aprovados devem iniciar já em 2018. Já as linhas B, C e D são de fomento interno. “A linha B, contempla projetos de pesquisa que tenham como foco, principalmente, a questão de mineração de dados, buscando entender o perfil do aluno de EAD, o que a gente chama de observatório da Educação a Distância dentro da Unicentro. A terceira linha, é voltada para a produção de materiais digitais para suas aulas – vídeos, e-books, animações. E a última é destinada a professores que queiram ofertar cursos de curta duração ou MOOCs, que são cursos abertos e livres”, detalha a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Para os projetos da linha B serão ofertados os equipamentos para realização das pesquisas e bolsas de estágio para que alunos trabalhem juntamente com os professores. Já para as Linhas C e D, além dos equipamentos necessários, estarão a dispozição dos professores selecionados toda equipe técnica do Nead.

O edital fica aberto até o dia 30 de setembro e as inscrições podem ser feitas pelo site do Nead. Mas antes de submeter os projetos ao Edital, os professores precisam quem ante eles sejam aprovados em Conselho Departamental, apresentando a Ata da decisão.