Unicentro inaugura laboratório do Programa Paraná Fala Inglês

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) inaugurou, oficialmente, o Laboratório do Programa Paraná Fala Inglês (PFI) localizado no Campus Santa Cruz, na noite dessa quarta-feira, 23. O espaço conta com equipamentos novos que serão utilizados pelos alunos na segunda etapa do Projeto, a partir da próxima semana quando têm início as aulas. No total, foram investidos R$ 400 mil, aproximadamente. Esses recursos são repassados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da Unidade Gestora Fundo Paraná. O Campus de Irati também recebeu materiais provenientes deste investimento.

Foram investidos R$ 400 mil na montagem do laboratório (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para a coordenadora institucional do PFI, professora Neide Pinheiro, os investimentos e aquisição dos equipamentos contribuirão e vão ajudar ainda mais na qualificação de alunos, professores e servidores, no processo de aperfeiçoamento da língua inglesa que teve início em 2014. “O Laboratório é um instrumento essencial para o Programa, tendo em vista que um curso de línguas estrangeiras demanda recursos audiovisuais. Então, eu acho que é uma estrutura indispensável hoje, até porque nós vamos trabalhar com cursos que são online. Por isso, é preciso ter essa estrutura de laboratório, para que o curso se desenvolva da melhor maneira possível”, comentou a professora do Departamento de Letras.

Um dos convidados para a inauguração do espaço foi o secretário de Ciência, Tecmologia e Ensino Superior, professor João Carlos Gomes, que destacou a importância desses recursos para o desenvolvimento das instituições de ensino superior estaduais paranaenses em seus processos de internacionalização. “O que nós pretendemos com esse trabalho é, exatamente, possibilitar que as nossas universidades estaduais possam dar um salto ainda maior no processo de internacionalização. Nós entendemos que só através da formação, da qualificação e da oportunidade dos professores, alunos e servidores de terem um idioma, principalmente na língua inglesa, é que vai permitir que as universidades possam entrar nesse processo”, comentou. O secretário ainda parabenizou a Unicentro pelo trabalho desenvolvido através do Programa. “A professora Neide e toda a sua equipe vem fazendo um trabalho maravilhoso nessa área. É um investimento que vale a pena porque os resultados estão sendo excepcionais”, destacou.

Inauguração do Laboratório contou com a presença do secretário João Carlos Gomes (esq.) (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Fala que foi reiterada pelo reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. Ele ressaltou a vontade e os esforços de todos os reitores das universidades estaduais em fazer com que o Paraná Fala Inglês se torne um programa contínuo. “É um laboratório que capacita a Universidade para trabalhar melhor ainda nessa segunda etapa do Paraná Fala Inglês. É uma etapa importante também no processo de internacionalização da nossa Instituição. A gente entende que a disponibilização desse laboratório, bastante adequado, vai ter uma grande contribuição neste sentido. Hoje, nós estamos já na segunda etapa do Programa que a gente espera e tem todas as condições de tornar-se um programa permanente no âmbito do Estado”.

O Programa Paraná Fala Inglês abrange todas as sete universidades estaduais do Paraná. O total de investimentos na aquisição de equipamentos soma R$ 2,8 milhões. A expectativa é de que nos próximos dois anos, duração dessa segunda etapa do PFI, pelo menos 800 pessoas participem em cada universidade, somando mais de 5.600 beneficiados. Na Unicentro, são nove turmas ofertadas no segundo semestre de 2017, com aulas nos campi Santa Cruz, Cedeteg e de Irati.