Inscrições para o Fuca 2017 terminam na sexta-feira (18)

Falta pouco mais de um mês para que os talentos universitários de Guarapuava e região voltem ao palco do Auditório Francisco Contini, na Unicentro. Isso porque a 7ª edição do Festival Universitário da Canção será realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Mas para os músicos possam concorrer a uma das vagas para se apresentarem no Festival é preciso que a inscrição seja confirmada até a próxima sexta-feira (18), no site do evento.

Enrique Ráez é veterano do Fuca. Ele já participou de duas edições e levou dois prêmios para casa – uma vez como o preferido do público e outra com o terceiro lugar, ambos na categoria composição. Neste ano, ele espera voltar ao palco para, quem sabe, conseguir um troféu na categoria Interpretação. “Acho que é uma emoção enorme. Na verdade, você estar no palco, poder apresentar aquilo que você gosta de fazer, principalmente, é um oportunidade muito bonita. É uma emoção enorme, não tem muito como definir essa sensação, mas é muito bom e gratificante”, comentou o assistente social, que atua No Núcleo de Estudos e Defesa da Infância e da Juventude (Nedij), da Unicentro.

Já os estudantes Fábio Forni e Marco Shimosaka vão tentar se apresentar pela primeira vez. Junto com dois amigos, eles também vão concorrer na categoria Interpretação. “Eu acompanhei o Fuca no ano passado e achei um projeto bem interessante. É uma oportunidade das bandas locais e dos alunos mesmo da faculdade exporem seus talentos e eu acho que isso foi o que mais me motivou”, comentou Fábio que é aluno de Jornalismo. É uma chance de mostrar o que a gente pode oferecer para as pessoas na questão de música e para propagar também um som que não é tão conhecido”, completou Marco.

Mas para que o Fábio, Marco, o Enrique, e qualquer outra artista possa participar da fase de seleção é preciso que todos os documentos e também as músicas que serão interpretadas ou apresentadas na categoria Composição sejam enviadas até o dia 18 de agosto pelo site. Na interpretação é necessário anexar, além do áudio de apresentação do concorrente, um áudio com a música original e a cifra no tom em que a canção será interpretada. Já na composição, é preciso enviar o áudio de apresentação, além da letra da música.

São duas as categorias: Composição e Interpretação (Foto: Coorc)

“A gente recomenda muito que se leia o Regulamento, para que tenha noção do que é necessário para fazer a inscrição completinha sem que falte nada”, explicou Danny Jessé Nascimento, um os organizadores do Fuca.

Todas as músicas enviadas serão repassadas para um júri que vai avaliar as canções e escolher os vinte candidatos de cada categoria que vão se apresentar no palco do Fuca. A relação com os selecionados deve ser disponibilizada até o dia 11 de setembro.

Assim como no ano passado, são duas as categoria em disputa no Festival. A Interpretação, voltada para comunidades acadêmicas, e a Composição, aberta á comunidade em geral. Os vencedores do Fuca levam para casa troféus e prêmios. Os primeiros colocados ganham 2.000 reais, os segundos colocados 1.000 reais, e os terceiros 500 reais. Os preferidos da plateia também recebem prêmio de 500 reais.