Preparo de chimarrão é tema de oficina na Feira Agroecológica

Preparo de chimarrão é tema de oficina na Feira Agroecológica

Toda semana a Feira Agroecológica da Unicentro oferece a comunidade produtos fresquinhos e livre de agrotóxicos. Neste ano, o que já era bom, ficou ainda melhor. Isso porque a feirinha também está organizando ações culturais, como uma oficina de preparo do chimarrão. “É uma atração boa, gostosa, de compartilhar com os amigos na roda de chimarrão. É muito interessante”, disse a dona Irene Moreira, que traz verduras para comercializar na Feira do Cedeteg.

A oficina foi realizada em parceria com o CTG Chaleira Preta. Quem passou pelo estande pode conferir as técnicas para preparar um bom mate. Os passos são fáceis. Antes de tudo, você vai precisar de erva, de uma cuia e de uma bomba. “Vamos colocar a erva até a garganta da cuia e, depois, com o auxílio de um vira-mate, deixa a erva de um lado apenas. Com o auxílio da bomba você vai encostando essa erva desde lá de baixo. Compacta para que ela fique bem ajeitadinha desde o fundo da cuia. A temperatura da água para o chimarrão é de 65ºC a 70ºC. Então, é só colocar a bomba e o mate está pronto”, explicou Dayana Lubian, que estava ministrando a oficina.

Quem conferiu essas dicas foi o Carlos Zuanazzi, acadêmico de Agronomia. Para ele, que já tem o costume de consumir a bebida, a oficina foi uma oportunidade para conhecer a técnica correta para o preparo do chimarrão. “É uma tradição que já vem da minha família. Então, eu preservo essa tradição e gosto muito do chimarrão. A oficina é uma maneira de você instruir melhorpara fazer um chimarrão da forma correta”.

O chimarrão é uma bebida tradicional em nossa região, por isso a ideia de promover a oficina de preparo da bebida é incentivar a manutenção desse hábito cultural. “Quando foi descoberto o chimarrão, ele já era o símbolo da amizade. Então, nas famílias não podia faltar o chimarrão e ele vem até hoje sendo um símbolo da amizade, do respeito e da tradição na cultura gaúcha”, explicou Rodolfo Bonfim, integrante do CTG Chaleira Preta.

E não é só isso. Você sabia, por exemplo, que existe uma maneira correta de entregar o chimarrão a uma pessoa? “Tem que ser com a mão direita, não pode ser com a esquerda. Também tem que ser com a bomba virada para a pessoa que a gente vai servir”, contou a dona Clemair Bonfim, também do CTG.

Outras atividades culturais devem ser realizadas em breve na Feirinha, que é realizada todas as terças-feiras no campus Santa Cruz e nas quintas-feiras, no campus Cedeteg. “A feira não é só comercialização de produtos orgânicos ou na área da alimentação, é um espaço de encontrar amigos, de discutir, de integrar, de trazer alguns temas e resgatar pontos da nossa tradição”, destacou o professor Jorge Fávaro, coordenador da Feira Agroecológica.

Deixe um comentário