Reunião marca começo das pesquisas de Iniciação Científica 2017-2018 na Unicentro

Os Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica da Unicentro (Proic e Proit) são uma oportunidade para o estudante descobrir novas possibilidades dentro do seu campo de interesse no curso de graduação. O projeto, que proporciona ao estudante seguir no caminho da pesquisa, valoriza a carreira e as capacidades intelectuais do estudante. “O objetivo é despertar nesse aluno o interesse pela pesquisa, pelo aprender a pesquisar, aprender a ver os estudos de uma forma diferente. O acadêmico de IC acaba não só aprendendo a gostar de pesquisar, mas também de estudar mais e com mais autonomia”, avalia a diretora de Pesquisa da Unicentro, professora Katielle Córdova.

Para marcar o início das atividades de Iniciação Científica para o período de agosto de 2017 à julho de 2018 foram realizadas reuniões em todos os campi da Unicentro. A proposta do encontro é apresentar aos acadêmicos todo o processo de desenvolvimento da pesquisa e, também, esclarecer as dúvidas dos estudantes participantes do programa de I-C. “Essa reunião é para que o aluno conheça o programa, saiba dos prazos que ele tem para cumprir, a obrigatoriedade de disseminar os resultados do projeto e como. Enfim, falamos dos direitos e dos deveres desse estudante – bolsista ou voluntário de Iniciação Científica. Reforçamos o que está no Regulamento”, completa Katielle.

Reunião foi realizada nos três campi universitários (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Todos os estudantes que participarão do programa de IC como bolsistas ou voluntários foram convidados para a reunião. A estudante de Engenharia de Alimentos,Flávia Jaqueline Kitcky de Deus, por exemplo, gostou do que ouviu no encontro. Para ela, a experiência abre outras possibilidades dentro e fora da Universidade. “Creio que isso vai me ajudar, vai me dar muita base para isso, justamente com a parte da pesquisa científica de eu elaborar um projeto, ter um objetivo e de eu tentar cumprir esse objetivo e tentar alcançar um objetivo que seja útil para a comunidade no futuro”, comenta.

Giovana dos Santos, estudante do quarto ano de Farmácia é veterana no programa de Iniciação Científica. Neste ano, ela vai desenvolver seu segundo projeto e está animada com os possíveis resultados. “Eu trabalho com a área de HPV, que está crescendo muito hoje em dia. Então, eu percebo que ao desenvolver essa pesquisa, além de ajudar muito a população em geral, eu posso agregar para o meu futuro também”, vislumbra a acadêmica.

Todos os trabalhos recebem o acompanhamento de um professor-orientador que, junto com o acadêmico, vai criar estratégias para desenvolver a pesquisa da melhor maneira. Um dos professores da Unicentro que atuam como orientadores de IC é Aparecido Ribeiro de Andrade, do Departamento de Geografia. Ele explica que a introdução à atividade de pesquisa tem o objetivo de acrescentar na formação do estudante. “A Iniciação Científica dá um preparo para os alunos do ponto de vista acadêmico-científico, que vai além das salas de aula. No caso especificamente do curso de Geografia, que é noturno e que prepara professores, isso é muito importante”, avalia.