Unicentro promove I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação

O Campus Santa Cruz recebeu, entre os dias 21 e 23 de junho, o I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. A programação foi proposta e elaborada pelo Laboratório de Psicologia Educacional da Unicentro e teve como objetivo discutir, capacitar e apresentar pesquisas que envolvam a questão de talentos excepcionais, principalmente em crianças.

Umas das responsáveis pela organização do Seminário foi a psicóloga Ana Caroline das Neves. Ela contou que a iniciativa para a efetiva realização do evento partiu de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia Educacional, em que foi observada a necessidade de suprir uma demanda de capacitação e informação sobre as Altas Habilidade na região de Guarapuava.

Com apenas 11 anos, Edson toca 15 instrumentos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

“Dentro deste Laboratório, nós desenvolvemos uma pesquisa, há quatro anos, que é para identificar crianças com altas habilidades e superdotação no município de Guarapuava. O início do pensamento deste evento foi justamente para ter essa demanda de formação, falando sobre o tema porque é um tema muito específico e que se fala pouco no Brasil, e no Paraná menos ainda”, complementou a psicóloga.

Dessa forma, vários profissionais, principalmente da área da Educação de toda a região, foram convidados a participar. Uma dessas pessoas foi a professora de educação especial Benedita Lurdes da Silva. Ela trabalha em Prudentópolis e, assim que ficou sabendo do Seminário, se organizou para participar dos três dias de programação. “Nós temos muita carência dentro dessa área, principalmente na questão de altas habilidades. Por isso, quando eu vi o convite, de imediato eu resolvi participar. Isso tudo vai ter uma grande contribuição na minha formação profissional”, destacou.

Conforme explicou a psicóloga Ana Caroline das Neves, as altas habilidades estão presentes em muitas áreas, uma delas é a música. Esse é o caso do Edson Hass Ferreira. Com apenas 11 anos de idade, o menino toca 15 instrumentos musicais. Edson inclusive fez uma participação musical na abertura oficial do evento, presentando um pouco das suas habilidades para o público presente. “O que eu trouxe hoje foi a guitarra, minha escaleta, minha flauta, minha outra flauta e o meu violino. O meu pai sempre tocava aqui em Guarapuava, nos barzinhos. Então, eu nasci envolvido com a música”, comentou o jovem.

O Seminário também expôs trabalhos de alunos das escolas de Guarapuava (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O pai de Edson, Oilson Ferreira, contou que o filho começou a demostrar interesse e aptidão para a música ainda com três anos de idade, tocando flauta. A partir disso, o pai percebeu que o menino conseguia facilmente aprender qualquer instrumento que tivesse contato, sem precisar fazer aulas. Para ele, a experiência profissional da esposa na área da Educação foi determinante para que a alta habilidade fosse identificada. “Se eu não fosse músico, se a minha mulher não trabalhasse na área da Educação, talvez a gente não percebesse esse talento nele”, ponderou.

O Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação, ocorreu em conjunto com a I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. Durante os três dias de evento, foram organizadas palestras, minicursos, mesas redondas, lançamentos e exposições de livros, apresentações de trabalhos científicos, além da exposição de trabalhos feitos por crianças de escolas de Guarapuava. O Seminário reuniu pesquisadores internacionais, como a professora Cristina Costa Lobo, da Universidade Portucalense, de Portugal, e a professora Carla Blum, da Unicentro, e que atualmente está atuando como visitante da Universidade de Durham, no Reino Unido.