Exposição sobre a História de Irati é parte das comemorações pelos 27 anos da Unicentro

A Unicentro completou, nesse mês de junho, 27 anos. Para comemorar a data, o campus de Irati promove, entre outras atrações, a Exposição de Telas “Retratos da História de Irati por meio de paisagens, ruas e personalidades sob os olhos e mãos de Dario ‘Primo’ Araújo e José Maria Gracia Araujo”. A exposição conta com quadros em três dimensões, esculturas feitas de árvores da própria cidade, além de documentos históricos.

Para o diretor do campus, professor Afonso Figueiredo Filho, a exposição é uma forma de lembrar e celebrar o aniversário e a importância da Unicentro para o município de Irati e para toda a região centro-sul do Paraná. “Mesmo com o momento difícil enfrentado, não podemos deixar essa data passar em branco. Pelo contrário. Trouxemos essas obras de verdadeiros talentos da cidade”, defendeu o professor Afonso.

O artista José Maria Gracia Araújo (de costas) explica para a comunidade acadêmica detalhes dos quadros de seu pai (Foto: Coorc)

A abertura da exposição contou com a participação de José Maria Gracia Araujo. Ele demonstrou orgulho em poder expor a própria obra e também a do pai na Unicentro. “Quando criança, vi começar toda essa obra [da Unicentro]. Então, esse convite me encheu de júbilo por poder trazer tanto a obra de meu pai, Primo Araujo, conhecido em Irati, no Paraná, no Brasil e até no exterior, quanto a minha”.

A exposição das obras de Primo Araujo e de José Maria Gracia Araujo é uma oportunidade para a comunidade da Unicentro saber um pouco mais sobre a história de Irati. Estudante do curso de Letras, Emanuele Nós aproveitou a chance. “Achei bem interessante, bem produtivo e muito importante a exposição dessa arte, que a gente não conhecia, mas que faz parte da história de Irati”.

O artista José Maria Gracia Araujo também vê com bons olhos que a comunidade acadêmica tenha a oportunidade de conhecer as obras dele e do pai. “Acredito que os alunos, principalmente os que tem contato com a arte irão visitar e gostar. Espero que apreciem e se interessem por saber um pouco da historia daquilo que nós temos de melhor”, reverbera José Maria.

A Exposição de Telas “Retratos da História de Irati por meio de paisagens, ruas e personalidades sob os olhos e mãos de Dario ‘Primo’ Araújo e José Maria Gracia Araujo” pode ser conferida no Hall do Auditório do PDE, no Campus de Irati, até a próxima sexta-feira, dia 30.