Pesquisadora portuguesa ministra disciplina sobre altas habilidades na Unicentro

Pessoas com altas habilidades são aquelas que apresentam um desempenho acima da média em aspectos como a capacidade intelectual e de liderança, pensamento criativo e capacidade psicomotora. E, para falar sobre o assunto, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro recebeu a professora Maria Cristina Queiroz, da Universidade Portucalense, de Porto, em Portugal. “Quando trabalhamos as altas habilidades há algumas variáveis que temos sempre que estudar: a inteligência, a cognição. Ou seja, o processo de pensamento e a criatividade. Então, nesta disciplina nós temos a grande pretensão de ajudar a clarificar como é que se constrói para a psicologia e a educação o treino das altas habilidades”, explica a pesquisadora.

Disciplina ministrada pela professora Maria Cristina foi destinada aos mestrando em Educação (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Ana Caroline das Neves atua no Laboratório de Psicologia Educacional da Unicentro, o LaPE. A psicóloga reitera a importância de uma pesquisadora das área da Psicologia da Cognição e com domínio referente à criatividade ministrar uma disciplina no PPGE. “Com a prática da pesquisa a gente percebe que não existe muitas pessoas para falar sobre altas habilidades, quem dirá criatividade e talento. Então, a Cristina vem abrir os horizontes de todos nós que já estamos há um tempo estudando e pesquisando essa área”, avalia.

Composta por profissionais de diferentes áreas, a turma que acompanhou a disciplina tinha uma única preocupação: potencializar o aumento no rendimento nos diferentes alunos com os quais trabalham. “Seja uma preocupação ainda mais inicial, seja uma curiosidade, ou seja uma necessidade de encontrar ingredientes para investigação, todos tem a mesma preocupação que é o treino do talento, da perícia, da sabedoria. Ou seja, aumentar o potencial da aprendizagem dos alunos”, detalha a professora Maria Cristina Queiroz.

Graduada em Psicologia e com mestrado na área da Educação, Patrícia Neumann, trabalha com avaliação psicoeducacional em crianças superdotadas. Segundo Patrícia, que acompanhou as aulas da professora Maria Cristina, a visita da pesquisadora portuguesa possibilitou conhecer o que está sendo desenvolvido em outros países. “Lá, já tem programas tanto para os alunos superdotados, como também tem acompanhamento para as famílias dos superdotados, tem programas de formação dos profissionais. Então, eles atuam em uma rede holística e isso nós ainda estamos começando aqui no Brasil, nós só temos uma caminhada aí de uns trinta anos de pesquisa no Brasil, então é muito recente a pesquisa em altas habilidades aqui e, em consequência dessa questão de ser recente, nós estamos no início da implementação de ações”, explica Patrícia.

Além da disciplina, a docente portuguesa também participou do Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação (Foto: Márcio Nei dos Santos)

E é pensando justamente em expandir os horizontes e implementar novas ações que o LaPE desenvolve, há quatro anos, uma pesquisa que visa auxiliar os professores da Rede Municipal de Guarapuava a identificar e trabalhar com crianças que apresentam indicativos de altas habilidades e superdotação. ”Uma das previsões dessa pesquisa é a formação de professores, porque com esses diagnósticos de altas habilidades os profissionais que vão trabalhar com essas crianças precisam estar entendendo o que é isso e como trabalhar da melhor forma”, destaca a psicóloga Ana Caroline das Neves.

Além de ministrar a disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação a pesquisadora portuguesa participou do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e da I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, ambos os eventos sediados na Unicentro.