Conscientização e alerta em atividade pelo Maio Amarelo no campus Cedeteg

No trânsito, quando a pressa, a falta de atenção e a imprudência entram em cena, o resultado não é nada bom. É por isso que acidentes envolvendo carros e motocicletas, por exemplo, são vistos diariamente em diversos pontos das cidades e, também, nas estradas. Realidade presenciada de perto pelas pessoas que passavam pelas proximidades do campus Cedeteg, na última terça-feira (30).

Quem passava, acreditou que acidente fosse real (Foto: Coorc)

Mas, desta vez, apesar do susto, toda a agitação de um acidente de trânsito envolvendo um veículo e uma motocicleta não foi real. Tudo, desde a batida até a vítima, fazia parte de uma simulação. A iniciativa da Unicentro, em parceria com o Conselho Permanente de Educação para o Trânsito, a Acig (Associação Comercial e Industrial de Guarapuava) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, teve como objetivo chamar a atenção das pessoas para a necessidade de se ter mais cuidado no trânsito.

Realizada na rua de acesso ao Cedeteg, ação visou chamar a atenção dos jovens (Foto: Coorc)

“A maior parte dos acidentes é causada pela imprudência humana. Pelos riscos que correm quando ao conduzir o veículo, as pessoas deixam de tomar as cautelas que são cabíveis na condução”, explicou o tenente Leandro Fonseca, da Polícia Militar.
De acordo com as estatísticas, as pessoas que mais se envolvem em acidentes são jovens, com idade entre 18 e 28 anos. Por isso, a ideia da simulação foi fazer com que os universitários vivenciassem por alguns momentos uma situação que realmente acontece e que tem consequências graves. “O nosso intuito foi tentar sensibilizá-los, demonstrando uma situação real. Acreditamos que, dessa forma, vamos conseguir conscientizá-los”, destacou a vice-diretora do campus Cedeteg, professora Adriana Knob.

Gravidade do acidente chamou a atenção da comunidade universitária (Foto: Coorc)

A atividade também fez parte da Campanha Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. De acordo com a Polícia Militar, as ações de conscientização devem continuar mesmo com o final do mês. “Nós temos a Comissão de Educação para o Trânsito em Guarapuava, que vai persistir ao longo do tempo, não só em maio. Ao longo do ano, seguimos buscando melhorar o trânsito de Guarapuava”, ressaltou o tenente Leandro.

Simulação contou com participação de alunos de Enfermagem e Fisioterapia (Foto: Coorc)

A simulação, que também foi realizada em ruas próximas ao campus Santa Cruz, contou com a participação de diversas pessoas, inclusive de alunos da Unicentro. “É um trabalho permanente de educação para que essas pessoas tenham mais cuidado ao dirigir. Nesse sentido, a Unicentro tem dado a sua contribuição. Por isso, agradecemos a professora Maria Regiane Trincaus, do Departamento de Enfermagem, e ao professor Ernani José Zampier, do Departamento de Fisioterapia, que coordenaram os acadêmicos para a simulação”, lembrou a professora Adriana.
No final, para quem acompanhou toda atividade, ficou a lição de que é preciso conscientizar a população quanto a prudência no trânsito. “Vendo um acidente de perto, você imagina que pode ser com teu familiar. Todo mundo se assusta quando vê, mas sabe que poderia ser verdade e levar a óbito. E, assim, eu acho que talvez conscientize as pessoas”, afirmou a estudante universitária Amanda Hersen.