Inscrições abertas para oficinas culturais  nos campi de Irati e Santa Cruz

Inscrições abertas para oficinas culturais nos campi de Irati e Santa Cruz

Oficinas de dança são ofertadas nos dois campi (Foto: Coorc)

Todos os anos a Unicentro abre suas portas para que a comunidade externa possa participar das suas oficinas culturais. A atividade, que já é tradição no campus Santa Cruz, está sendo implantada, também, no campus Irati, é uma maneira de integrar a comunidade à universidade, promovendo também a disseminação da cultura.

Oficinas em Irati
A Divisão de Promoção Cultural, a Diproc, do campus Irati da Unicentro está com inscrições abertas para oficinas de dança em diferentes modalidades, e também para o projeto “Teatro no campus Irati”. Os interessados podem fazer a matrícula através da página de eventos da Unicentro.
A chefe da Diproc, professora Alexandra Lourenço conta que há um mês estão sendo oferecidas aulas de tango e de dança de salão. Os encontros são no Centro Cultural Clube do Comércio, todo domingo a tarde. “As oficinas se encaixam na perspectiva da extensão, que é justamente propor uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. Aquelas realizadas no Centro, naturalmente, proporcionam melhor esse contato com a comunidade, mas as que acontecem no campus da Unicentro também não impedem isso e, cada vez mais, temos percebido que a sociedade tem migrado e participado aqui no campus”, acrescenta.
Já as oficinas de Dança Contemporânea, que tiveram início na última semana, e a de Capoeira, que deve começar nos próximos dias, serão oferecidas no Laboratório de Ginástica do campus Irati, às quartas e sextas-feiras. “O interesse é estimular o gosto pela dança e pelo ritmo, acima de tudo, naqueles que vivem mais intensamente o campus universitário. Essas oficinas também foram pensadas dentro de uma discussão com o próprio Setor de Assistência Estudantil de como fazer o campus se tornar mais vivo para funcionários, professores e acadêmicos”, complementa a professora.
Outra proposta da Diproc é o projeto “Teatro no campus Irati”, que tem início neste mês de maio e vai até junho. “A ideia é ter um minicurso de, no mínimo, quatro horas todo mês, proporcionando aos vários interessados pela questão do teatro participarem desses minicursos e fomentarem a área também através de reuniões, de momentos de discussão para pensar em temas para pequenas exposições e demonstrações dentro e fora do Campus. A proposta é que eles sejam estimulados a representarem temas que os atingem seu cotidiano acadêmico”, destaca Alexandra.

No campus Santa Cruz há a opção pela capoeira (Foto: Coorc)

Segundo a professora, como as oficinas são ministradas por profissionais sem vínculo com a Unicentro estão sendo cobradas mensalidades no valor de R$60, conforme a duração da oficina. Ou seja, se a previsão é de dois meses de atividades, serão duas mensalidades. Já para o projeto de teatro, há apenas uma taxa de adesão de R$10, e tudo o que for oferecido no projeto até dezembro está incluso.

Atividades no Santa Cruz
Ao todo, em Guarapuava, são 12 cursos. Além das já conhecidas oficinas de piano, técnica vocal, dança, violão e teatro, neste ano também estão incluídas algumas novidades como o dance kids, destinada exclusivamente a crianças menores de 10 anos.
A maioria das oficinas não possui um limite de idade, algumas, porém, como a de teatro, são divididas em duas turmas: uma infantil e outra adulta. Já a técnica vocal, por exemplo, é destinada a adultos, enquanto as crianças podem optar pela musicalização infantil. “A musicalização abrange tudo. Vai desenvolver o potencial que a criança tem com relação à música, ela vai desenvolver um interesse por algum dos instrumentos com os quais ela vai se habituar a brincar com eles, porque a musicalização é muito lúdica”, comenta a professora Eliana Fialho, que ministra aulas para ambas as oficinas.
Para participar os interessados podem procurar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), no campus Santa Cruz da Unicentro. Algumas oficinas são oferecidas gratuitamente, enquanto outras possuem uma taxa mensal que varia de R$ 30 a R$ 80. As aulas são realizadas de segunda a sábado no campus Santa Cruz.