Restaurante Universitário do Campus Santa Cruz é reinaugurado

Quem transita pelos corredores e espaços externos do campus Santa Cruz tem notado um aroma diferente no ar. É o cheirinho de comida caseira. Isso porque, desde cedo, os funcionários do Restaurante Universitário estão lavando, picando e preparando as refeições que serão servidas no almoço e no jantar. Isso porque, desde a ultima segunda-feira (27), o Restaurante Universitário reabriu suas portas.
O R-U, que ficou fechado por dois anos, foi reaberto e funcionará no modelo terceirizado. Para isso, a Universidade abriu um Edital para as empresas interessadas em administrar o restaurante. O ganhador foi o seo Carlos Soares, que atendeu a todos os itens do Edital, como a supervisão de uma nutricionista. Além disso, para atender com qualidade os alunos, professores e funcionários, as administrações do Campus e da Universidade fizeram a previsão contratual de vinte cardápios diferentes, para que haja variação no dia a dia. “A gente tem uma nutricionista própria para elaborar todos os cardápios. A gente vai trabalhar com vinte sugestões para o prato pronto, mais o buffet livre e o buffet por quilo”, esclareceu Carlos.

A comunidade universitária, desde a inauguração, tem feito fila para almoçar no RU (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O RU atenderá a comunidade tanto no almoço quanto no jantar. “A gente quer ter uma variedade de alimentos, balanceados, com várias opções de carnes, massas, arroz e feijão, arroz integral e uma variedade grande de saladas”, contou a responsável pelas refeições, a nutricionista Mariana Pacheco.
Além da Mariana, o R-U conta com mais quatro funcionárias – uma atendente, duas auxiliares de cozinha e a cozinheira, que é a dona Aleni Machado. Ela conta que para a panela vão alimentos de qualidade e também um ingrediente especial. “O cardápio de hoje é arroz, feijão, mandioca, carne ao molho, filé de frango grelhado, farofa. Tudo preparado e servido com carinho, todos os dias”.
E a variedade não está só no cardápio… As opções dizem respeito também ao preço e a como a comida chega até o prato. Isso porque a comunidade universitária conta com três opções de refeição. Uma delas é o prato feito, a R$ 3,90. Outra é o buffet livre que sai por R$ 9,90. E tem ainda a opcão do buffett por quilo, a R$ 15,50.
Na mesa do diretor e da vice-diretora do campus Santa Cruz, por exemplo, cada um fez uma escolha diferente. O professor Ademir optou pela prato feito. Já a professora Christine Vargas Lima, preferiu selecionar os próprios alimentos no buffet por quilo. “A minha saladinha, o meu franguinho, arrozinho integral. Estou adorando. Tem que vir que vale a pena”, afirmou.
O buffet por quilo também foi a escolha dos acadêmicos do curso de Administração, Gabriela, Ademir e Felipe. E cada um gastou conforme o tamanho da fome. A refeição dos meninos saiu por pouco mais de dez reais cada um. Já a Gabriela Gomes gastou cinco reais e disse que “ter a opção de quanto você quer gastar no almoço é importante”.

Os professores Ademir Fanfa Ribas, Klevi Reali e Christine Vargas Lima fazem a refeição do RU (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para que o R.U. pudesse reabrir suas portas, a Universidade, através da Direção do Campus Santa Cruz, trabalhou nos últimos meses para que as condições de atendimento fossem resolvidas. “Primeiro conseguir recursos para a reforma desse espaço, pra gente conseguir atender o que a Vigilância Sanitária necessitava. Depois, o processo de licitação para a escolha da empresa”, relatou o diretor do Campus, professor Ademir Fanfa Ribas.
Além disso, também foram visitados os restaurantes da cidade, convidando os proprietários a concorrer no edital. Outro ponto fundamental na reabertura do RU foi a oferta de subsíduos dentro do que a lei permite, como o baixo valor do aluguel do espaço. Tudo isso, para que o valor final da refeição fosse próximo ao praticada nas outras universidades públicas do estado. “Uma refeição por um preço acessível, subsidia com tudo o que pode subsidiar dentro da legalidade para bem atender o estudante. E ter concretizado isso, novamente, aqui no campus Santa Cruz, tem esse significado, de coroamento do esforço de criar opções para a comunidade acadêmica ser bem atendida”, contou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
O Vitor do Prado é acadêmico de Jornalismo, curso ministrado em turno integral. Com o retorno do R.U., ele tem onde almoçar no intervalo entre as aulas da manhã e da tarde. E optou pela opção mais barata, o prato feito.