PET Geografia convida comunidade universitária a doar sangue como trote solidário

Promover uma atividade de interação entre os acadêmicos e dar um novo sentido ao conhecido “trote” realizado nas universidades por meio de ações voluntárias são alguns dos objetivos do Programa de Educação Tutorial de Geografia, o GeoPet. Neste ano, o trote solidário proposto pelo grupo está incentivando a doação de sangue, brinquedos e alimentos. “Nosso objetivo com o trote solidário é tirar o estereótipo de que trote é violento. Pensamos em uma questão mais solidária, pensamos em salvar vidas, que é um objetivo grande na doação de sangue”, disse Gean Sales Ferreira, integrante do GeoPet.

A doação de sangue está programada para os dias 9,16 e 23 de março. Para facilitar o deslocamento até o Hemocentro, o grupo, com o apoio da direção do Cedeteg, está disponibilizando o transporte para os interessados em doar. Uma van sairá do campus às 9h, passará pelo Santa Cruz e seguirá para o Hemocentro, local onde será realizada a doação. O mesmo itinerário será realizado, também, no período da tarde, com saída às 13h30. “Como é uma atividade que visa integrar toda a comunidade universitária, vamos sair do Cedeteg e passar pelo Santa Cruz. Então, o pessoal que quiser participar também vai ter a oportunidade”, enfatizou o coordenador do GeoPet, professor Clayton Silva. A doação deve ser feita em nome do Grupo Escoteiro Manoel Ribas.

Durante todo o mês de março, quem não puder doar sangue, poderá participar da ação solidária ofertando brinquedos e alimentos. As caixas de arrecadação estão na Direção do campus Cedeteg e no Departamento de Geografia. “Esse material a gente vai disponibilizar para as instituições parceiras do grupo, para as crianças e comunidades que a gente trabalha”, explicou Clayton.

A iniciativa do trote solidário surgiu em 2015, com atividades desenvolvidas somente pelos integrantes do grupo. Já em 2016, outros grupos PET da Universidade também participaram. A expectativa para este ano é de que a ação se torne ainda maior. Por isso, toda a comunidade está convidada a participar. “A nossa mobilização é para a sociedade de Guarapuava. Então, a gente busca a mobilização entre os acadêmicos de todos os cursos, calouros, professores, agentes universitários e toda a comunidade que queira contribuir com a ação”, enfatizou Gean.

Horários e transporte ao Hemocentro

Dias 9,16 e 23 de março