Reformas e ampliação de espaços são entregues ao Cedeteg pela Reitoria

Reitoria e Proplan repassam ao Cedeteg os Blocos 2 e 7 para administração (Foto: Maíra Machado)

O ano letivo de 2017 iniciou com ganhos em infra-estrutura para o Cedeteg. Isso porque, nesta segunda-feira (06), a Reitoria e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) repassaram ao campus três novos espaços que alocarão atividades pedagógicas dos cursos lotados na unidade universitária. “Nós recebemos o Bloco 2, onde foram feitas obras de restauração da cobertura e pinturas internas; o Bloco 7, que começou a ser construído há cinco anos; e, também, a ampliação de algumas reformas da Clínica Escola de Veterinária, a Cevet”, contou o diretor do campus Cedeteg, professor Fabio Hernandes.

Essa entrega, como explicou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, não é uma inauguração, mas uma ação que permite o uso das estruturas finalizadas por um período de 90 dias. Durante esse tempo, a instituição pode verificar o que está ou não com o funcionamento adequado e, se for necessário, encaminhar os procedimentos para que a empresa faça as devidas correções. “Nós achamos por bem adotar essa medida. Foi uma proposição da nossa Pró-Reitoria de Planejamento que nós acolhemos como uma medida que tem por objetivo garantir documentalmente todas as datas em que a instituição passou a formalmente utilizar esses espaços, evitando problemas futuros de questionamentos feitos pela Universidade junto a empresa. Então, é uma formalidade que visa dar maior segurança a esse processo de recebimento de obras”, explicou.

O Bloco 2 teve o telhado reformado e paredes pintadas (Foto: Maíra Machado)

A finalização das obras representa um novo fôlego para o desenvolvimento das atividades no campus. A Clínica Escola de Medicina Veterinária, por exemplo, foi ampliada em 88 metros quadrados, teve 31 metros quadrados de área reformada e passou a contar com uma rampa de acessibilidade. Já o novo bloco didático, o de número 7 – cujas obras iniciaram em 2013, foram interrompidas e retomadas somente no ano passado -, e as obras de revitalização do telhado do Bloco 2, resolverão os problemas de ensalamento dos cursos. “Para nós, isso é uma satisfação, uma alegria, porque quem esteve aqui no ano passado viu o problema que tivemos com os ensalamentos. Não tínhamos espaços para alocar as aulas. Alocamos muitas turmas em espaços impróprios, mas era o que a gente tinha. Hoje, com os blocos 2 e 7, nós temos uma situação mais confortável. Todas as aulas estão em salas de aulas, com as instalações necessárias”, destacou o diretor do campus Cedeteg.

A partir de agora, como destacou o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Gilberto Franco de Souza, a responsabilidade de gestão dos espaços passa a ser da direção de campus. “A Pró-Reitoria de Planejamento tem que trabalhar em conjunto com os campi para que nós possamos fazer valer aquilo que foi licitado, aquilo que foi contratado. Hoje, o que nós tivemos aqui no campus Cedeteg foi a passagem dessas obras que nós recebemos para a Direção do Cedeteg para que ela possa começar a fazer, então, a administração e a utilização desses espaços”.

Além da entrega formal, as obras também foram visitadas e vistoriadas (Foto: Maíra Machado)

Durante a entrega das obras, o reitor da Universidade aproveitou para anunciar o recebimento de recursos que serão utilizados na compra de 72 novos computadores. 40 deles vão renovar os laboratórios do curso de Ciência da Computação e os outros serão utilizados nos três campi, em atividades administrativas. Aldo Bona destacou a importância dos investimentos em estruturas, que vão melhor atender as necessidades de alunos e professores. “É fundamental que as condições de trabalho sejam sempre as mais próximas do ideal. E a ampliação dos espaços e a retomada de espaços como o do Bloco 2, que estava interditado por problemas no telhado, são ações que contribuem nesse sentido de melhores condições de trabalho, melhores espaços para a realização das aulas. Isso tudo oferece melhores condições na relação do processo pedagógico, melhor condição de trabalho ao docente e melhor condição de trabalho ao discente. Isto é fundamental”, finalizou.