Pesquisa desenvolvida como TCC em Jornalismo na Unicentro é indicada para prêmio da Intercom

Priscila Schran de Lima durante o Intercom Sul 2016, com os troféus por dois trabalhos práticos dos quais é coa-autora

“Gênero, não! Poder e normalização nos discursos jornalísticos sobre o Plano de Educação do Paraná” é o título do artigo científico apresentado pela ex-aluna do curso de Jornalismo da Unicentro, Priscila Schran de Lima, no Intercom 2016. Maior congresso da América Latina da área de Comunicação, o evento conta com uma programação específica para a apresentação de trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas na graduação – seja como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC) ou avaliação de disciplina. O Intercom Júnior, como é chamado, conta com oito grupos temáticos e, em 2016, segundo relatório da própria entidade, teve 551 trabalhos submetidos, 506 aprovados e 453 efetivamente apresentados.

“Desse montante de trabalhos apresentados, foram indicados oito – um por grupo temático – que são semi-finalistas do Prêmio Vera Giangrande – uma das três premiações estudantis promovidas anualmente pela Intercom (uma para estudantes de graduação ou recém-graduados, outra para mestrandos ou recém-mestres e uma terceira para doutorandos ou recém-doutores). E a Priscila foi uma dessas oito indicadas, o que, para a Unicentro e para o curso de Jornalismo, já é uma grande vitória. Agora, vem uma segunda etapa, onde esses oito trabalhos serão avaliados por um juri virtual. Os três considerados melhores, serão os finalistas e voltam a ser apresentados, dessa vez presencialmente, para os membros do juri, durante o Pré-Congresso da Intercom, em setembro desse ano. O ganhador será conhecido pouco dias depois, durante a Assembleia dos Sócios da entidade, realizada durante o Congresso”, detalha a professora do Departamento de Comunicação Social, Ariane Pereira, orientadora do trabalho.

A Intercom premia, todos os anos, os melhores trabalhos de pesquisa apresentados em seu congresso nacional

A Unicentro tem tradição na apresentação de pesquisas no Intercom Júnior. Só em 2016, no congresso realizado em São Paulo foram sete. Essa, porém, é a primeira vez que um trabalho dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade é considerado um dos oito melhores realizados no país, no ano de realização do Intercom. Conquista comemorada por Priscila. “Ser indicada para o Prêmio é maravilhoso porque é uma pesquisa que eu adorei fazer. Esse Trabalho de Conclusão de Curso foi muito engrandecedor, eu aprendi muito mesmo fazendo esse trabalho e fiquei muito feliz por esse reconhecimento, por ser indicada ao Prêmio. Esse reconhecimento é um carinho, é muito legal porque a gente sente que tá no caminho certo”.

O trabalho semi-finalista do Prêmio Vera Giangrande é um recorte do TCC da hoje secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, que se formou em Jornalismo em abriel de 2016. Na pesquisa, Priscila analisou a cobertura do jornal Gazeta do Povo a votação do Plano Estadual de Educação, que foi bastante polêmica devido a inclusão, no texto original, da discussões sobre gênero em sala de aula.

A lista dos três finalistas do Prêmio Vera Giangrande deve ser divulgada em agosto

“A partir do Foucault, eu estudei os discursos do jornal Gazeta do Povo sobre gênero e como esses discursos tinham a intenção de normalizar, de disciplinar os corpos, as relações entre os seres humanos, negando, proibindo a palavra gênero no Plano Estadual de Educação, como que isso representa um discurso enquanto poder, enquanto acontecimento de tentar normalizar as relações entre seres humanos a partir, então, da educação”.

A divulgação dos três trabalhos finalistas do Prêmio Estudantil Intercom Vera Giangrande está prevista para o mês de agosto.