Promovido pelo CNPq, Prêmio José Reis de Divulgação Científica está com inscrições abertas

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica, em 2017, chega a sua 37. edição. Promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a premiação tem como objetivo revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil e está com inscrições abertas. Esse ano, a categoria em destaque é “Jornalista em Ciência e Tecnologia”.
Profissionais jornalistas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 17 de abril. O regulamento e a ficha de inscrições estão disponíveis no site do Prêmio (http://premios.cnpq.br/web/pjr). Todas as candidaturas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por seis membros, sendo três deles indicados diretamente pelo presidente do CNPq e os outros três pela Associação Brasileira dos Editores Científicos (Abec), pela Associação Brasileira de Jornalistas Científicos (ABJC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para a avaliação, a Comissão Julgadora seguirá os critérios estabelecidos no Regulamento do Prêmio José Reis. Desse modo, serão levados em consideração a qualificação, a experiência e a trajetória profissional do candidato; a qualidade e a relevância da produção científica e tecnológica do mesmo; sua contribuição para a divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação; e sua visão crítica e analítica das Políticas Públicas de CT&I.
O resultado será divulgado no site do Prêmio José Reis até o dia 31 de maio deste ano. O ganhador participará da reunião anual da SBPC, que, esse ano, será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), em Belo Horizonte, no mês de julho. Lá, ele receberá um diploma e, também, uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil.
Para esclarecer dúvidas ou mais obter mais informações dos possíveis candidatos, o CNPq disponibilizou um email, que é o pjr@cnpq.br, e também dois números telefônicos: (61) 3211-9409 ou (61) 3211-9410.