Museu de Ciências Naturais da Unicentro tem recorde de visitantes

O Museu de Ciências Naturais da Unicentro anda movimentado. Por mês, centenas de pessoas têm conferido seu acervo. Tainara Siqueira é uma delas. Estudante do Ensino Médio, ela gostou do que encontrou. “Na verdade, eu gostei de tudo porque tudo tem um ‘porquê’ das coisas. Eu gostei daqui porque a metade das coisas eu também não sabia. Eu sempre via nos livros, mas a gente vendo de perto, já tem mais uma noção do que é realmente”, disse.
Desde que o Museu reabriu as portas, em dezembro de 2015, o número de visitantes mensais só aumenta. No mês de setembro, por exemplo, o livro de visitas registrou a passagem de 1.594 pessoas pelo local. “Nós tivemos, até o mês passado, aproximadamente 12.800, quase 13 mil pessoas aqui dentro do Museu para visitar. Isso em nove, 10 meses. Uma média de 1.230 pessoas por mês. Nós temos uma estimativa de que apenas 30 a 40%, no máximo, dos visitantes assinam o livro. Por isso, estimamos, que se fosse registrar todo mundo, seriam mais de 20 mil pessoas”, avaliou o diretor do Museu, professor Mauricio Camargo.

Milhares de pessoas, principalmente estudantes, visitam mensalmente o Museu de Ciências Naturais (Foto: Fagner Busmayer)

Entre os visitantes, pessoas de outros estados e países, mas, principalmente, da nossa região. Os estudante são o público principal. As escolas procuram o Museu para oferecer aos alunos uma aula diferente. Vanessa Corpolato também é estudante e visitou o Museu pela primeira vez. Atenta, acompanhou todas as explicações e admirou as peças expostas. Para ela, essa é uma experiência que vale a pena. “Eu sempre vi essas coisas no livro e, agora, a gente teve o prazer de a escola vir nos trazer para a gente ver pessoalmente como que é. Eu quero trazer minha família aqui. Porque eu já vi, agora eu quero mostrar para eles porque eles também vão gostar muito de conhecer”.
Passear pelo Museu é como fazer uma viagem. As quatro salas abertas à visitação guardam mais de 15 mil peças vindas de diversas partes do mundo. Do acervo de conchas até a grandiosidade dos ossos de baleia. Tem também o colorido das borboletas. Objetos que, além da beleza, trazem também conhecimento. “A gente considera como uma aula prática mesmo. Então, eles têm mais conhecimento e voltando para a escola, eles repassam esse conhecimento para os outros alunos também”, destacou a professora Marcia Araújo, que esteve no local acompanhando os alunos do Colégio Estadual Maria de Jesus Pacheco Guimarães, do distrito de Guará.
De acordo com o professor Mauricio, em breve, um novo espaço deverá atender também os visitantes com necessidades especiais.”Estamos fazendo uma coleção para pessoas que têm deficiência visual. Estamos já montando, já separando o material. Agora, estamos vendo como vamos fazer essa exposição para essas pessoas. Nós temos a obrigação de atender todo mundo”, afirmou.
Ficou curioso para conhecer o Museu de Ciências Naturais? Então, é só fazer uma visita. O Museu fica aberto de terça-feira à domingo, das 9h da manhã às 12h e das 13h até às 17h. As escolas que quiserem agendar o passeio, devem entrar em contato pelo telefone (42) 3624-0193.