Pintura realista em tela é tema de workshop promovido pela Diretoria de Cultura

Pensando em oferecer aperfeiçoamento técnico para pessoas que trabalham com pintura em tela, a diretoria de cultura da Unicentro, em parceria com o artista paulista Alison De Sando, trouxe para Guarapuava um workshop de pintura realista em tela. “A proposta é trazer um conhecimento mais técnico para o pessoal aqui da cidade. Afinal, a técnica é o instrumento de expressão do artista, sem técnica ele não tem a ferramenta para se expressar seja qual for a intenção dele. Então, diferentes técnicas vão ser abordadas dentro do estilo de pintura acadêmica mais realista, visando o aperfeiçoamento do artista”, explica Alison.

Oficina de pintura realista está sendo ministrada pelo artista plástico paulista Anderson de Sandi (Foto: Acioli Caldas)

Oficina de pintura realista está sendo ministrada pelo artista plástico paulista Alison de Sandi (Foto: Acioli Caldas)

Participam do curso, que tem duração de quatro dias, membros da comunidade acadêmica e também externa, que já trabalham com a pintura e procuravam aperfeiçoar ou adquirir uma nova técnica. “É uma oportunidade de aprofundamento técnico em uma área que, pelo menos dentro da universidade, não se tem profissionais que sejam tão especialistas, com tanto conhecimento quanto o professor. Então, é interessante pelo aprofundamento teórico e técnico”, comenta a diretora de cultura da Unicentro, professora Érica Gomes.

A pintura realista é feita em um processo de camadas. Os participantes começam com o esboço, que é o desenho da pintura, e depois aplicam três camadas de cores até chegar ao resultado final. É uma pintura que lembra uma fotografia pelo seu realismo. “Esse é um processo clássico de pintura, é a forma como os mestres do passado pintavam, que é essa forma indireta, onde você constrói a pintura pouco a pouco através de diferentes camadas sobrepostas. É diferente de uma pintura a la prima, por exemplo, que é aquela pintura que você começa e termina em uma tacada só, com a tinta molhada”, explica Alison.

Participam até domingo do workshop artistas plásticos profissionais e amadores de Guarapuava (Foto: Acioli Caldas)

Participam até domingo do workshop artistas plásticos profissionais e amadores de Guarapuava (Foto: Acioli Caldas)

Os participantes deveriam trazer o próprio material, como a tela e as tintas que seriam usadas. Uma das participantes é a servidora pública Rosimara Knuppel, que não domina a pintura realista e aproveitou a oportunidade para desenvolver a técnica. “O curso está sendo ótimo, muito bom, o professor é muito didático e explica muito bem”, afirma.
O workshop também chamou a atenção da professora Marizete Righicechin. Ela já trabalha com a pintura em tela a mais de 10 anos, mas ainda não possuía a técnica de retratar rostos. “Eu já pinto a bastante tempo, mas nunca rosto, sempre paisagem e outros elementos, e essa técnica de pintura realista me pareceu bastante interessante”.
O curso tem duração de quatro dias e está sendo realizado no centro de exposições da Proec, no campus Santa Cruz da Unicentro.

Deixe um comentário